Uma abelha me ferroou e a mão não voltava ao normal. Por quê?

Crédito: Décio Gazzoni/Embrapa/Divulgação Insetos com ferrão injetam veneno ao ferroar
Insetos com ferrão injetam veneno ao ferroar

DE SÃO PAULO

Levei uma picada de abelha. Mesmo passado algum tempo, minha mão demorou ao voltar ao normal. O que pode ter acontecido?
P.G.

Insetos que têm ferrão, como as abelhas, ao ferroar, injetam veneno, que acaba caindo na circulação e pode levar a alergias graves dependendo da pessoa.

Já os insetos que picam, como pernilongos e muriçocas, costumam ser menos perigosos, apesar de desconfortáveis.

No caso dos insetos com veneno, o principal risco é a anafilaxia. "Esse tipo de reação violenta geralmente se manifesta em questão de minutos, às vezes até imediatamente após a ferroada", afirma Elaine Gagete da Silva, coordenadora do grupo de anafilaxia da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

Por conta do veneno, reações locais, como a mão inchada, são normais e não costumam representar risco.

Contudo, se um membro inteiro –como todo o braço– ficar inchado, vermelho e dolorido, existe um risco de, em uma ferroada futura, a pessoa desenvolver anafilaxia.


Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.