Descrição de chapéu Saúde responde

Há tratamento para degeneração macular? Posso ficar cega?

A visão central geralmente é perdida e a periférica, preservada

São Paulo

Fui diagnosticada com DMRI (doença macular relacionada à idade). O que devo fazer? Existe tratamento definitivo ou posso perder a visão
S.C.

 

A DMRI costuma atingir pessoas com mais de 60 anos e é um pouco mais frequente em mulheres. A causa da doença ainda é desconhecida, porém, pele e olhos claros, histórico familiar e o tabagismo aparentemente influenciam a condição.

Quem tem a doença pode ter dificuldade para ler, reconhecer rostos, assistir filmes e ver TV, afirma Mário Motta, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e especialista em retina.

Pessoas afetadas pela doença não chegam a ficar cegas a visão periférica permanece, mas têm a parte central da retina (a mácula) alterada. A área é responsável pela visualização de cores e detalhes.

A doença pode ser dividida em dois subgrupos. A DMRI seca, mais comum e com evolução lenta. E a DMRI úmida, em que ocorrem vasos anormais (inclusive com a possibilidade de sangramentos) ou acúmulo de líquido na mácula. No subtipo úmido, a deterioração da visão é mais veloz.

Teste caseiro que ajuda a identificar DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade)
Teste caseiro que ajuda a identificar DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) - Reprodução

Não existem tratamentos para a forma seca da condição, contudo, combinações de compostos com vitaminas A e E, selênio, luteína e ômega 3, podem retardar o avanço da doença em cerca de 25% dos casos (com uso das substâncias por quatro anos). Além disso, também podem ser usadas alguns tipos de lentes especiais para compensar os danos à visão.

Já a forma úmida pode ser tratada com antiangiogênicos, medicamentos que possibilitam a regressão dos vasos e são aplicados em doses nos olhos. O tratamento costuma ter sucesso em evitar mais danos e na recuperação da mácula.

Segundo Motta, outras alterações podem simular uma DMRI, então, em casos de diagnóstico da doença é importante procurar um retinólogo.


Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, email saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.