Parei com a pílula e a menstruação sempre atrasa. O que faço?

Mudança de fuso, remédios e questões emocionais também podem influenciar o ciclo

São Paulo

Parei de tomar pílula anticoncepcional e minha menstruação atrasa com frequência. O que pode ser? Isso é perigoso?
K.B

É normal que com a interrupção da pílula anticoncepcional a menstruação fique irregular. A situação pode ocorrer por até dez meses, normalizando após esse período.

Várias cartelas de pílulas anticoncepcionais
O ciclo menstrual pode ficar irregular após a interrupção da pílula anticoncepcional - Eduardo Knapp/ Folhapress

Além da mudança no uso da pílula, outros fatores também podem influenciar o ciclo menstrual, como viagens com mudança de fuso, ganho ou perda de peso, uso de medicamentos e até mesmo mesmo motivos emocionais.

Considera-se que os ciclos menstruais sejam de 28 dias, contudo, alterações de quatro ou cinco dias são naturais, e por isso não são motivo de preocupação.

Segundo Leila Correa, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, somente ciclos de 40 ou mais dias devem ser motivo de atenção e investigação.

"Ela deve procurar um ginecologista para que sejam realizados exames clínicos e laboratoriais, e, eventualmente, exames de imagem para um diagnóstico mais preciso", diz Correa. Dependendo do motivo do atraso, podem ser utilizados medicamentos hormonais que normalizam o ciclo.

O tratamento de quadros de muito atraso é importante. A longo prazo, esse tipo de ciclo irregular pode aumentar o risco de doenças do endométrio.

Fora esses casos de grandes e constantes atrasos, "não há necessidade de preocupação", diz Correa.


Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail  saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.