Tossir ajuda a aliviar a asma ou é só um sintoma?

Há diversos graus de gravidade de asma e cada um deve ser tratada de forma diferente

São Paulo

Tossir ajuda a aliviar a asma ou é só um sintoma? O que fazer para aliviar a sensação de sufoco?
R.H.

A asma é uma doença crônica e sem cura e tossir é só um dos sintomas dela. 

Pessoas com cigarros na mão tossindo
A tosse é um dos sintomas da asma - Flickr

Durante as crises, as tosses podem ser acompanhadas ou não de expectoração, falta de ar de chiado no peito. A sensação de sufoco também pode ser considerada como um sintoma.

Há diferentes graus de gravidade da asma e, por isso, diversas formas de lidar com o problema. 

Pessoas com asma leve, quase sem sintomas, possivelmente não têm limitações no dia a dia e só precisarão de medicamentos broncodilatadores em momentos de crise. 

Em alguns casos com gravidade um pouco maior, com ocorrência de sintomas frequentes no último mês, possivelmente será necessário o uso diário de remédios para controlar a asma.

"O asmático não deve buscar o socorro somente nos momentos de crise. Ele precisa, mesmo quando está livre de sintomas, fazer um acompanhamento médico", afirma a pneumologista Fernanda Oliveira, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Além do acompanhamento, a especialista afirma que os exercícios físicos também podem ajudar no controle dos sintomas da doença. Contudo, para a efetividade disso, a asma precisa estar sob tratamento adequado.


Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, email saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.