Descrição de chapéu Saúde responde

Fico muito tempo sentado. Posso ter problemas na coluna? Como me prevenir?

Quando se está sentado há mais pressão entre os discos vertebrais da coluna

São Paulo

Trabalho muito tempo sentado. Isso significa que terei dores na coluna? O que posso fazer para evitar problemas futuros?
P.T.

Trabalhar sentado não necessariamente provocará problemas futuros na coluna.

Em frente a um fundo escuro, vemos as costas de uma pessoa, que aparenta curvar-se
Ficar muito tempo sentado não necessariamente causará problemas na coluna, mas é preciso cuidado - Eduardo Knapp/Folhapress

Quando uma pessoa está sentada, há uma pressão maior —se comparada a posições em pé— entre os discos vertebrais da coluna. Dessa forma, ao se trabalhar por muito tempo sentado, existe a possibilidade do aparecimento de dores e desconforto na coluna, especialmente na região lombar.

Posições em que a coluna fica mais inclinada, sedentarismo e sobrepeso podem aumentar o desconforto.

Levantar-se da cadeira, esticar as pernas e melhorar a postura são formas de evitar e tratar leves dores na coluna.“Um ponto importante é sermos disciplinados e responder às demandas do nosso corpo”, afirma Sergio Piedade, professor da Unicamp.

Exercício físico regular, alongamento e fortalecimento da musculatura abdominal também auxiliam na prevenção e alívio de dores.

Pessoas que são sedentárias há muito tempo ou com dores muito frequentes nas costas devem procurar auxílio médico antes de iniciar a prática de atividades.


Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, email saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.