Descrição de chapéu Saúde responde

O que fazer com uma ferida aberta que não consigo curar?

Estou com uma ferida aberta e infeccionada na perna há muito tempo. Mesmo com antibióticos, não consigo curá-la. O que isso significa? O que posso fazer? A.L.

É comum, em feridas abertas, a formação de uma camada chamada fibrina, de aparência branco-ameralada, o que pode ser erroneamente interpretado como uma infecção. 


Vale ressaltar também que lesões na perna possuem cicatrização mais lenta.


Mesmo que seja algo mais difícil, principalmente após o uso de antibióticos, pode realmente haver uma infecção de tratamento mais difícil. "A pessoa eventualmente pode ter ido fazer algum curativo e ter uma infecção resistente. Mas não costuma ser o mais comum", afirma Flavio Luz, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Outra possibilidade é que, devido a uma limpeza precária da ferida, algum corpo estranho tenha permanecido no local. 


Luz afirma que a limpeza do local deve ser feita com água corrente ou soro fisiológico.
O especialista diz também que não se deve usar substâncias antissépticas, pois elas atrasam a cicatrização.


Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, email saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.