Descrição de chapéu câncer saúde

Prêmio de oncologia do Icesp tem as inscrições abertas

Láurea irá para pesquisa, inovação tecnológica e personalidade de destaque

São Paulo

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) está com as inscrições abertas até o dia 11 de maio para a nona edição do prêmio que leva o nome do patrono do instituto, uma iniciativa em parceria com o Grupo Folha.

A láurea, que leva o nome do então publisher da Folha (1912-2007), busca reconhecer e estimular contribuições de pesquisadores brasileiros e de outros profissionais que atuam na área oncológica.

Vencedoras do Prêmio Octavio Frias de Oliveira de Ocologia 2017: (da esq. para a dir.) Inovação tecnológica: Adriana Vaz Safatle Ribeiro; Personalidade de destaque: Senadora Ana Amélia; Pesquisa em Oncologia: Clarissa Ribeiro Reily Rocha
Vencedoras do Prêmio Octavio Frias de Oliveira de Ocologia 2017: (da esq. para a dir.) Inovação tecnológica: Adriana Vaz Safatle Ribeiro; Personalidade de destaque: Senadora Ana Amélia; Pesquisa em Oncologia: Clarissa Ribeiro Reily Rocha - Juca Varella/Folhapress

O prêmio será concedido em três categorias: pesquisa em oncologia, inovação tecnológica e personalidade de destaque em oncologia. Na primeira, qualificam-se para a inscrição trabalhos originais publicados em revistas científicas em 2017 e 2018. Na segunda, valem os trabalhos originais publicados entre 2016 e 2018. Cada escolhido receberá R$ 20 mil e um certificado.

Em 2017, na categoria pesquisa, venceu um estudo de pesquisadores da USP e da UFRJ que conseguiu desvendar um dos mecanismos por trás da resistência de um tipo de tumor cerebral à quimioterapia e mostrar que a combinação de duas drogas pode ampliar a eficácia do tratamento contra a doença.

Na categoria inovação tecnológica, ganhou um estudo que usou uma sonda a laser para aprimorar o diagnóstico em tempo real de lesões cancerosas de esôfago.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) foi a vencedora na categoria personalidade em destaque, em reconhecimento ao trabalho na assistência às pessoas com câncer.

A escolha dos vencedores do prêmio é feita por uma comissão julgadora formada por cientistas e membros da sociedade ligados ao tema.

A premiação ocorrerá no dia 6 de agosto. Mais informações podem ser encontradas no site www.premiooctaviofrias.com.br.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.