Como voltar das férias para o trabalho sem estresse?

Acostumar-se à rotina alguns dias antes é uma das formas de combater retornos traumáticos

Phillippe Watanabe
São Paulo

Comer petiscos observando o mar azul que se estende até o horizonte ou as montanhas íngremes e multicolores ao redor; dois dias depois, encarar a tela do computador e a caixa de entrada —lotada— do email. Voltar para o trabalho pode ser bem difícil, mas algumas dicas podem amenizar o processo.

Uma possibilidade é retornar alguns dias antes do reinício efetivo no emprego. Geralmente estar em casa em 48h  é o suficiente.

“Tem gente que gosta de esperar até o último segundo para retornar. Aí é aquela correria”, diz Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association (Isma-Brasil).

Paisagem chilena onde se observam os Andes
Paisagem chilena onde se observam os Andes - David Pasten/Reuters

Outra dica para um ré habituar-se com a rotina do dia a dia com antecedência: almoço e sono na hora certa, por exemplo.

 

Na volta propriamente dita ao trabalho, é importante ir com calma: não compensa tentar responder absolutamente todos os emails recebidos logo no dia do retorno —uma simples resposta automática com um aviso de férias pode ajudar muito, já que os remetentes estarão a par da situação.

Também é importante priorizar os problemas e resolvê-los aos poucos, sem abandonar alguns hábitos agradáveis de férias, como a realização de atividades físicas e a manutenção de um estado de espírito positivo.

Uma pesquisa da Isma com mil profissionais de São Paulo e de Porto Alegre aponta que as pessoas, em média, levam dez dias para se sentir em férias, aproveitam o descanso por outros dez e voltam a pensar no trabalho no tempo restante.

Além disso, 81% delas perdem rapidamente os benefícios trazidos das férias (estar mais tranquilo, não se sentir sempre atrasado, fazer atividades físicas) —em apenas uma semana de trabalho.  Apenas 13% conseguem integrar essas boas práticas ao dia a dia. “Se a pessoa é workaholic, ela vai voltar mais tensa do que saiu”, diz Rossi. 

Outro problema é que até mesmo as férias podem causar de estresse, por exemplo com gastos excessivos.

Para o leitor que está prestes a iniciar o descanso (e, se está lendo isso, já começou a se preocupar com o retorno), a dica é adiantar tanto quanto possível alguns projetos próximos e delegar ou adiar o que for passível de resolução imediata —nada de pendências na cabeça.

“Procure não levar trabalho consigo. Senão você estará mudando de ambiente, mas não estará em férias”, aconselha Rossi.

Este repórter, ainda com memórias frescas das férias que se encerraram no início desta semana, acidentalmente aplicou várias das dicas aqui expostas —muito efetivas para um retorno mais tranquilo ao trabalho. Queria eu ter feito o mesmo nas férias do ano passado.

Mas há uma questão mais profunda: se você não gosta do que faz, não há receita que torne o retorno ao trabalho mais gostoso.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.