Descrição de chapéu câncer saúde

Corrida promovida pelo Icesp acontece neste domingo em São Paulo

Dinheiro arrecadado será revertido para a promoção de projetos dentro do instituto do câncer

São Paulo

Acontece neste domingo (20) em São Paulo a 4ª edição da Corrida e Caminhada Icesp Run, evento promovida pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira).

As inscrições estão encerradas. A largada será na praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu, às 7h, para adultos, e às 8h, para crianças. As modalidades são corrida de 10 km e corrida/caminhada de 5 km.

Juca Varella/Folhapress

O dinheiro arrecado com as inscrições será revertido integralmente para a promoção de projetos dentro do Icesp, que neste ano comemora dez anos de criação.

A Corrida e Caminhada Icesp Run busca incentivar a prática de esportes e aproximar a sociedade das ações realizadas pelo instituto, bem como chamar a atenção para a importância da adoção de hábitos saudáveis na prevenção do câncer.

"À medida que conseguimos controlar o tabagismo e o consumo de álcool, a vida sedentária será provavelmente a maior causa externa de desenvolvimento de câncer", explica o oncologista Roger Chammas, presidente do conselho do Icesp.

"Ou seja", prossegue Chammas, "combater o sedentarismo hoje terá um impacto daqui a vários anos na diminuição das taxas de câncer e na redução da agressividade da doença".

A prática de atividades físicas também pode ter um impacto positivo em quem já possui a doença. Segundo o oncologista, começam a surgir evidências de que hábitos de vida mais saudáveis melhoram muito a resposta dos pacientes ao tratamento.

Referência no tratamento oncológico, o Icesp possui atualmente 45 mil pacientes ativos, todos eles tratados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.