Elton John e o príncipe Harry lançam fundo contra HIV

Nesta semana, cientistas alertaram sobre estagnação do financiamento para pesquisas contra a doença

Amsterdã | AFP

O cantor Elton John e o príncipe Harry anunciaram nesta terça-feira (24) o lançamento de um novo fundo internacional de US$ 1,2 bilhão (aproximadamente R$ 4,4 bilhões) para "quebrar o ciclo" de transmissão do HIV. O projeto visa os homens jovens, entre os quais a infecção pelo vírus está em ascensão.

Cientista trabalha com pipeta em laboratório
Grupo de cientistas afirma que estagnação de investimentos deixou mais distantes as metas da ONU para o controle da doença até 2020 - Getty Images

"Os jovens são o único grupo etário em que as infecções pelo HIV estão aumentando e não diminuindo", afirmou o cantor e ativista, ao anunciar o lançamento do "MenStar Coalition" no segundo dia da conferência internacional sobre a Aids.

Fazem parte da iniciativa a ONU, a organização internacional Unitaid e o plano de emergência americano de combate à Aids, conhecido como Pepfar.

De acordo com Elton John, os homens entre 24 e 35 anos têm acesso a exames e tratamentos que estão "em uma taxa inaceitável".

No passado, muito foi feito para proteger mulheres e meninas, mas "não podemos resolver este problema cuidando de apenas metade das pessoas", disse. 

"Se quisermos vencer essa luta, temos que ter certeza de que os homens são parte da solução", afirmou o cantor. 

Milhares de delegados estão reunidos desde segunda-feira para uma conferência de cinco dias sobre a Aids. 

Um relaxamento na prevenção, combinado com um declínio no financiamento internacional, aumenta o temor de um aumento da epidemia.

"Os progressos pelo quais lutamos estão sendo minados pela complacência perigosa", alertou o príncipe Harry aos ouvintes. 

A iniciativa "MenStar Coalition" se concentrará no "trabalho complicado, mas essencial a ser feito para realmente mudar as mentalidades", disse.

Nesta segunda-feira (23), um grupo de 47 pesquisadores de HIV publicou na revista científica The Lancet um alerta sobre o tema.

Segundo os especialistas há uma estagnação do financiamento para pesquisas e campanhas contra o HIV, o que está prejudicando esforços para conter o avanço da doença.

Os cientistas dizem que as metas quanto ao tema dos estados-membros da ONU não serão cumpridas.

Cerca de 37 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com o vírus HIV e com a Aids, de acordo com a ONU --e há cerca de 1,8 milhões de novos casos todos os anos.

O Ministério da Saúde afirma que há mais de 880 mil brasileiros com o vírus.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.