Associações de diabetes protestam contra vídeo do Porta dos Fundos

Conteúdo que satiriza youtubers não foi bem recebido por parte dos internautas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um vídeo publicado na quinta-feira (9), no YouTube, pelo canal humorístico Porta dos Fundos tem causado protestos por parte dos internautas. Na esquete, o ator Gregório Duvivier faz o papel de um youtuber que já comeu 25 fatias de pizza e tomou quatro litros de refrigerante sem respirar. Na experiência do dia, ele decide fazer algo que define como "muito legal": injetar 25 mililitros de insulina.

O conteúdo gerou resposta da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que o repudiou e considerou ofensivo às pessoas com a doença. Para a médica Hermelinda Cordeiro Pedrosa, presidente da organização, a ironia empregada pelo canal "não é a forma que se deve proceder com relação ao diabetes, uma doença complexa, epidêmica e em crescimento".

"É um desserviço porque as pessoas que vão usar insulina pela primeira vez têm muito receio. Foi uma abordagem deselegante, desnecessária e desrespeitosa. É perigoso esse tipo de divulgação –há pessoas usando o hormônio [insulina] como anabolizante, de forma incorreta e perigosa. Tentamos entrar o contato com o Porta dos Fundos, mas, até agora, não tivemos resposta."

Associações de pacientes e blogueiros se manifestaram no mesmo sentido da SBD, afirmando que o canal foi leviano e que deveria se empenhar também em informar a população, não só em fazer piadas.

O vídeo também chamou a atenção da administradora Isis Curi, 25, que foi diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 17 anos. Para ela, a crítica não ficou clara, pois desconhecia o youtuber imitado, que internautas apontam ser os irmãos Luccas e Felipe Neto.

"Eu não tinha entendido, não sabia quem eles estavam tentando zoar, mas acho que poderiam ter usado mil outras formas, não uma doença, uma coisa tão grave."

Como paciente, ela também acredita que o assunto é muito sério e mexe com a parte psicológica. "Nunca foi um assunto que me deixou chateada, mas conheço pessoas que são extremamente sofridas [por ter a doença]. Muita gente já perdeu familiar."

Diabetes afeta mais de 400 milhões de pessoas no mundo

  1. O que é

    O diabetes é causado pela alta quantidade de glicose no sangue, com a qual o organismo não consegue lidar;

  2. 9%

    de brasileiros têm a doença, segundo estimativas

  3. Sintomas

    Urinar frequentemente; Boca seca, sede excessiva; Fome constante; Perda de peso repentina; Falta de energia, fadiga

  4. Tipo 1

    Causado por uma reação autoimune que destrói as células do pâncreas responsáveis por produzir a insulina, que tira a glicose da corrente sanguínea

  5. Tipo 2

    Geralmente é silencioso e pode demorar anos até ser diagnosticado, o muitas vezes acontece em campanhas de conscientização

  6. Complicações

    Doenças oculares, cegueira; Doenças cardiovasculares; Doenças renais; Danos aos nervos; Amputações

  7. 50%

    das pessoas morrem por complicações cardiovasculares

  8. Risco

    Pessoas com diabetes correm sério risco de terem outras doenças, como gripe, tuberculose e depressão

  9. Tratamento

    Mudança de hábitos alimentares; exercício físico; medicamentos

Em redes sociais, quem assistiu ao conteúdo se divide. Há quem concorde com a SBD, afirmando que o diabetes é uma das doenças que mais mata no Brasil e, portanto, não é brincadeira. Outros explicam que o canal é de humor e estava satirizando os youtubers irmãos. O Porta dos Fundos, por meio de sua assessoria, informou que não quer se manifestar sobre o assunto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.