Cerimônia de entrega de prêmio de oncologia ocorre nesta segunda

Fundador de ONG que trata câncer infantil ganhou na categoria Personalidade em Destaque

São Paulo

Acontece nesta segunda-feira (6) a entrega do 9º Prêmio Octavio Frias de Oliveira. A cerimônia será às 19h30, no teatro da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, e terá a apresentação da atriz Denise Fraga.

O oncologista pediátrico e fundador do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) Sérgio Petrilli, 71, é o vencedor na categoria Personalidade em Destaque.

Na cerimônia, serão revelados os vencedores das outras duas categorias do prêmio. Em Pesquisa em Oncologia, concorrem três finalistas: um grupo da Faculdade de Medicina da USP com pesquisa sobre HPV, um do Instituto de Química da USP que estudou a metástase do neuroblastoma (que atinge as células do sistema periférico) e outro grupo que reúne cientistas do Icesp e do Incor e pesquisou a prevenção das doenças do coração relacionadas à quimioterapia.

Na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia, concorrem dois finalistas: um da Onkos Diagnósticos Moleculares e outro do Laboratório Nacional de Biociências e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. 

A premiação é uma iniciativa do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em parceria com o Grupo Folha. A láurea, que leva o nome do então publisher da Folha, morto em 2007, busca reconhecer e estimular contribuições na área oncológica.

Para cada categoria, o prêmio é de R$ 20 mil. Os vencedores são apontados por uma comissão composta por representantes de entidades como Icesp e Faculdade de Medicina da USP.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.