Descrição de chapéu Saúde responde

Como superar o término de uma relação?

Especialistas sugerem formas de tornar o processo mais saudável

Phillippe Watanabe
São Paulo

O fim de um relacionamento dificilmente será atrelado a sentimentos bons, mesmo se a decisão for sua. Mas, em vez de perpetuar sensações ruins --o que pode levar até a problemas em futuras relações--, há formas de tornar o processo mais saudável, ainda que não necessariamente menos doloroso. 

Lutar contra o sentimento de luto é uma das primeiras atitudes que pode complicar o término, diz Christian Dunker, psicanalista e professor da USP. Relembrar, eis a primeira dica para uma "boa" separação.

Casados por sete anos,  Brad Pitt e Jennifer Aniston  anunciaram sua separação em janeiro de 2005
Casados por sete anos, Brad Pitt e Jennifer Aniston anunciaram sua separação em janeiro de 2005 - Fred Prouser/Reuters

Segundo Dunker, não é saudável achar que terminar bem uma relação é deletar a outra pessoa da vida --e do Facebook, Whatsapp e Instagram. 

"Você pode levar aquela experiência consigo", afirma. Aprender com o relacionamento e seus erros será bastante útil no futuro, inclusive, para não buscar os mesmos padrões. 

Outra ação que pode ser importante para um fim mais tranquilo é a conversa --também uma das bases de qualquer relacionamento saudável. 

"O término, de certa forma, é como o início. É feito a partir de uma aproximação, de uma declaração de intenções", afirma o psicanalista. Dessa forma, conversar sobre o fato com alguém --quase como um começo de namoro às avessas-- pode auxiliar no processo.

Em rompimentos mais complicados, um dos lados pode não aceitar --terreno fértil para frustração e ressentimento. "Por mais que você saiba que acabou, que não tem mais volta, quando você descobre que o outro está namorando ou vai casar, seu mundo cai", diz Dunker.

Pode-se comparar isso à ilusão infantil de que "alguém não morreu, está só viajando". 
Um dos riscos de um término insalubre é achar que "para matar a tristeza, só mesa de bar", como dizia Reginaldo Rossi na música "Garçom".

Segundo Elko Perissinotti, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, não são incomuns as tentativas de afundar as angústias no álcool ou outras drogas.

O psiquiatra diz que vale prestar atenção em sinais como o estreitamento do campo de vida (ou seja, a diminuição de atividades antes realizadas), crises de choro sem motivo, perda de apetite ou comer demais, extremos do sono e irritabilidade.

"O ideal, muitas vezes, é fazer psicoterapia", afirma Perissinotti. Em casos mais graves, que podem descambar para quadros depressivos, até mesmo medicamentos, por algum tempo, podem ser necessários.

A dica final de Dunker é aproveitar a sensação que envolve o acontecimento. "No 1º momento é aceitar, no 2º é dizer tchau. O 3º é a lembrança", resume.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.