Descrição de chapéu Saúde responde

Como comer menos doces?

Não ter o alimento em casa e evitar consumo diário podem ajudar no controle

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Doces são muitas vezes associados a momentos agradáveis e reconfortantes --o bolo e o docinho da comemoração, o açúcar pós-almoço--,mas é importante considerar os possíveis efeitos negativos dele na nossa saúde.

O nosso apreço por esse tipo de alimento, aliás, é evolutivo, afirma Celso Cukier, nutrólogo do hospital São Luiz. "Você une o carboidrato, que é um negócio superimportante e essencial, à gordura, que é uma forma de grande reserva energética", diz Cukier. "Está no nosso instinto gostar disso. É bom para nossa sobrevivência e foi embutido em nosso desenvolvimento."

Torta de doce de leite com chocolate
Torta de doce de leite com chocolate - Fernando Ctenas/Divulgação

No entanto, segundo Dan Waitzberg, professor da USP, devemos levar em conta a ânsia por açúcar. Quanto mais açúcar uma pessoa come, mais ela quer comer. 

A curto prazo os prejuízos podem já começar na boca. Waitzberg afirma que o consumo excessivo de doces altera a microbiota bucal e leva a uma maior predisposição a cáries. 

O trabalho envolvido na produção de insulina --hormônio que ajuda a quebra dos açúcares-- é o segundo ponto preocupante no consumo excessivo de doces. Por conta dos picos de glicemia (açúcar disponível no sangue), o pâncreas é forçado a produzir mais e mais do hormônio, o que pode levar ao esgotamento da glândula.

Soma-se a isso a maior propensão a engordar, considerando a oferta de energia, que é convertida em gordura. "O consumo pode levar ao diabetes. Juntam duas coisas: a obesidade e o esgotamento de função pancreática. A própria obesidade leva à resistência à insulina", diz Waitzberg.

O pesquisador diz que há estudos associando o consumo excessivo de açúcar a modificações cognitivas e estados depressivos.

Se você estiver pensando em abandonar o açúcar, as boas notícias começam agora. "Não precisamos nos livrar totalmente dos doces. O grande problema da nossa alimentação consiste nos exageros", diz Cukier.

Para evitar a tentação, a dica de Cukier é não ter doces em casa. "Se eu tiver em casa, caio matando. A grande maioria das pessoas não consegue parar de comer." 

Por isso, busque o consumo desses alimentos somente em algumas ocasiões, como jantares fora de casa ou passeios.

Algumas dicas que podem ajudar você:

  1. Casa

    Não tenha doces em casa

  2. Hábito

    Você pode comer doces, mas não consuma diariamente

  3. Industrializados

    Você pode substituir o doce industrializado por frutas secas, damasco etc

  4. Gelatina

    Pode ser uma aliada interessante para saciar a vontade

  5. Refeição

    Não substitua uma refeição por doces

  6. Natural

    Invista nas frutas

  7. Refrigerantes

    Cuidado com as bebidas artificialmente adocicadas

  8. Exercícios

    Coma o doce próximo ao horário em que fará atividade física

  9. Integrais

    Coma alimentos integrais; com eles, o nível de glicose no sangue ficará mais estável e haverá menor vontade do comer doces

(Declaração de conflitos: o repórter escreveu o texto enquanto comia um chocolate, mas pretende reduzir o consumo de doces.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.