Descrição de chapéu Saúde responde

Como deixar a pele mais firme? Suplemento de colágeno funciona?

Síntese de colágeno cai com a idade, mas há formas de ajudar essa produção

São Paulo

Colágeno is the new black, diz Sylvia Ypiranga, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É o que todo mundo fala, diz ela, porque é ele quem deixa a nossa pele firme --e cuja produção no organismo diminui com o passar do tempo.

Bebidas com colágeno; uma das melhores formas de obter substância é por meio de sachês, além de tratamentos estéticos, segundo dermatologista
Bebidas com colágeno; uma das melhores formas de obter substância é por meio de sachês, além de tratamentos estéticos, segundo dermatologista - Leticia Moreira/ Folhapress

Suplementos, injeções, laser e cremes, há toda uma gama de produtos para ajudar nessa suplementação de colágeno, cada um com diferentes graus de sucesso.

Cremes, por exemplo, não induzem tanto a síntese de colágeno como médicos e a indústria gostariam, mas têm lá sua função. Em geral, devem conter vitamina C, ácido glicólico, ácido hialurônico e também retinoico, segundo Ypiranga. Lasers, diz ela, também ajudam, mas não são suficientes sozinhos.

Na opinião da dermatologista, a injeção de produtos como ácido hialurônico e o ácido polilático têm duração prolongada de até dois anos. Os produtos são absorvidos pelo corpo. PMMA e silicone não devem ser usados. 

Mas, segundo ela, a boa nutrição, hidratação e também a ingestão de colágeno (normalmente em sachês) são importantes para a fabricação da proteína pelo organismo. As vitaminas C e E também facilitam essa síntese. 

O uso dos suplementos, diz Ypiranga, precisa ser contínuo para que haja efeito.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.