Descrição de chapéu Saúde responde

Como clarear manchas de pele?

Melasma é o tipo de mancha mais comum e está relacionado à exposição à luz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se você curtiu bem o verão e teve como resultado uma mancha de pele, vá a um dermatologista. Pode ser o tipo de mancha mais comum na pele, que se chama melasma, ou, em casos mais graves, sinal de câncer, afirma Paulo Ricardo Criado, médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O melasma aparece com o aumento da produção da melanina, pigmento que define a cor da pele. De modo geral, a mancha é causada pela exposição sem proteção tanto ao sol quanto à luz visível —como as lâmpadas brancas de ambientes fechados.

 
A dermatologista Antonella Tosti, em Miami (EUA), usa iPhone para examinar sintomas de câncer de pele e fotografar lesões suspeitas no paciente Michael Casa Nova, 12. O aparelho também é usado em exames oftalmológicos.
A dermatologista Antonella Tosti, em Miami (EUA), usa iPhone para examinar sintomas de câncer de pele e fotografar lesões suspeitas no paciente Michael Casa Nova, 12. O aparelho também é usado em exames oftalmológicos - France Presse- AFP

O tratamento dessas manchas costuma ser feito com cremes ou géis elaborados com ingredientes como hidroquinona, derivados de ácido retinoico e outros ácidos com poder clareador.

Como são medicamentos sensíveis, que podem causar reações alérgicas, vermelhidão e até piorar as manchas, é essencial ter acompanhamento médico e indicação de tratamento para seu tipo de pele.

O melasma é mais frequente em mulheres e tem relações com genética e fatores hormonais. O estímulo hormonal da gravidez, por exemplo, acaba levando ao aparecimento das manchas. 

A pigmentação pode ser tanto superficial quanto mais profunda, o que dificulta o tratamento. 

“Além do componente da pigmentação, há também um componente vascular, mais sensível à luz visível. A 'pedra fundamental' é a proteção solar adequada”, diz Criado.

Segundo o dermatologista, para quem trabalha em ambientes fechados o ideal é passar protetor pelo menos de manhã e na hora do almoço. Já para ambientes abertos, o ideal é passar a cada 2h. 

“O verão não é uma época adequada para tratar essas manchas, porque mesmo que você não vá se expor de forma recreativa, a caminhada sob o sol já é suficiente para manchar a pele”, diz o especialista da SBD. 

A exposição inadequada após o início do tratamento pode, inclusive, repigmentar a mancha, afetando o andamento do tratamento. 

“As pessoas também devem evitar tratamentos caseiros”, diz Criado. “Tudo que queremos resolver rapidamente pode acabar se agravando ao invés de melhorar.”
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.