Descrição de chapéu Agência Fapesp

Programa Ciência Aberta falará sobre envelhecimento; mande suas dúvidas

Percentual de idosos no Brasil cresceu de 4,1%, em 1940, para 10,8%, em 2010; tendência é mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Agência Fapesp

“Envelhecimento” será o tema do próximo episódio de Ciência Aberta, que será exibido a partir de 9 de abril. O programa reunirá pesquisadores especialistas no assunto para debater questões como o envelhecimento com saúde e qualidade de vida e como a ciência pode ajudar a população a envelhecer melhor. 

O episódio será gravado na sede da Fapesp no dia de 4 de abril, às 15 horas. Interessados em participar da gravação podem enviar email para cienciaaberta@fapesp.br. Perguntas sobre o tema também podem ser enviados para esse endereço.

O percentual de idosos no Brasil cresceu de 4,1%, em 1940, para 10,8%, em 2010, e deverá chegar a 12,0%, em 2020. Essa é uma tendência mundial, não mais apenas dos países mais desenvolvidos.

Segundo estimativa da ONU, em comparação com 2017, o número de pessoas com 60 anos ou mais deverá dobrar até 2050 e mais do que triplicar até 2100, passando de 962 milhões em todo o mundo em 2017 para 2,1 bilhões em 2050 e 3,1 bilhões em 2100.

Políticas públicas voltadas para a população idosa e iniciativas individuais por parte dos próprios interessados precisam ser conjugadas para que a extensão da vida seja acompanhada da qualidade de vida.

 Os convidados serão Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade – Brasil, Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, coordenadora do Estudo SABE Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento, um Projeto Temático da Fapesp, e Luiz Roberto Ramos, gerontologista e um dos criadores da disciplina de geriatria na Unifesp e coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento.

A exibição do episódio "Envelhecimento" será no dia 9 de abril e poderá ser visto em www.fapesp.br/ciencia-aberta, pela página da Agência Fapesp no Facebook e no YouTube e pelo site da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.