Descrição de chapéu Cabeça de Adolescente

Jornalistas do Programa de Treinamento da Folha produzem especial sobre jovens e saúde mental

Participantes acompanharam rotina na Redação durante três meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Todas as reportagens deste caderno foram produzidas pela turma do 63º Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha.

Integraram o grupo de 2019: Amanda Lüder, Daniela Arcanjo, Filipe Andretta, Gabriel Rigoni, João Paulo Pires, Lucas Nascimento, Lucas Rezende, Manuela Ferraro, Mariana Grazini, Naná DeLuca, Otávio Nadaleto, Rebeca Oliveira, Renata Galf e Yala Sena.

A coordenação ficou a cargo da jornalista Beatriz Peres e de Suzana Singer, editora de Treinamento, Seminários e Qualidade.

Trainees da Folha em pé no auditório posam para foto.
Trainees do 63° Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha - Gabriel Cabral/Folhapress

Com o patrocínio da Philip Morris Brasil e da Plural (Associação de Distribuidores de Combustíveis), o programa concedeu neste ano três bolsas de auxílio financeiro.

O programa, de 13 semanas em tempo integral, selecionou 14 jornalistas entre mais de 3.000 inscritos —a concorrência foi de 202 candidatos para cada vaga.

Foram três fases no processo de seleção. Primeiro, os candidatos fizeram uma prova online com questões de conhecimentos gerais, português e inglês. Depois, participaram de uma entrevista coletiva na sede da Folha, seguida de um exercício de produção de texto. Os que chegaram à última etapa foram entrevistados individualmente.

Além de acompanhar os processos de produção na Redação, os participantes tiveram aulas de direito, economia, língua portuguesa e técnicas jornalísticas, entre outros temas. Tiveram também a oportunidade de conversar com profissionais de destaque, inclusive com um repórter do Washington Post.

O próximo programa de treinamento será em Jornalismo de Saúde. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site treinamento.folha.com.br/programadetrainee/.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.