Próteses e toucas auxiliam mulheres que perdem cabelos

Perucas modernas usam fios naturais e podem ficar presas à cabeça; tratamento da calvície inclui laser e loções tópicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Foi no final da adolescência que Giovana Iniesta, 28, percebeu que algo diferente acontecia com seu cabelo. Não via muitos fios caindo, o que seria um sintoma esperado do estresse que sentia, mas notava uma mudança no espelho: fios mais ralos no topo da cabeça. 

"Eu sabia que homens tinham calvície, mas não tinha ideia de que mulheres poderiam tê-la também", diz ela, que demorou dez anos até saber o real nome de sua condição: alopecia androgenética. 

O problema é desencadeado por fatores de ordem genética e hormonal e também está associado ao excesso de hormônios masculinos.

Na tentativa de reverter a alopecia ao longo dos anos, Giovana fez sessões de laser que estimulam o crescimento dos fios e tomou variados remédios.

"O problema é que o tratamento geralmente envolve substâncias que inibem hormônios masculinos, o que nos deixa cansadas e sem libido", diz ela. 

Alternativas disponíveis atualmente para quem sofre com queda de cabelo severa, seja por alopécia ou por tratamento de quimioterapia. A  Giovana Iniesta tem alopecia e conta sua relação com a doença
Giovana Iniesta tem alopecia androgenética - 03.set.2019 - Karime Xavier/Folhapress

Hoje, toma duas substâncias antiandrogênicas, usa loção e se submete à intradermoterapia, em que injeções são aplicadas no couro cabeludo. 

Mas também recorreu a outra saída: apliques. Diante das falhas no cabelo, cogitou usar perucas, mas, como ainda tem uma boa quantidade de fios, pode usar uma espécie de extensão junto ao seu cabelo e ganhar mais volume. 

Clientes como Giovana são o público-alvo de salões especialista em próteses capilares que vendem perucas mais modernas.

As próteses são produzidas fio a fio, com os cabelos colocados manualmente em uma microtela cor de pele, repleta de furinhos.

Um deles, o Hair Look, em São Paulo, tem como foco não só os pacientes com alopecia mas também aqueles que fazem tratamentos de quimioterapia com queda dos cabelos.

"A prótese é leve e confortável, mais arejada que uma peruca. Vem sem cor e corte, então personalizamos para o cliente", diz a proprietária Daniela Rosa. 

Ela explica que, como a prótese usa fios naturais, é possível escová-los, usar secador, fazer penteados e prender os cabelos. "Dá para dormir, tomar banho e lavar a cabeça sem retirar a peça. É uma vida normal", diz. 

A prótese é fixa com microfitas adesivas antialérgicas de colágeno. O preço varia de R$ 4 mil a R$ 5.300, e indica-se uma manutenção a cada 15 ou 20 dias —até lá, a peça não precisa sair da cabeça.

"Temos clientes variados, mas atendemos mais mulheres que querem recuperar sua autoestima. Quando é alguém que está fazendo quimioterapia, passamos as orientações para que todo o procedimento seja feito com um de nossos profissionais."

A queda começa de uma a três semanas após o início da quimioterapia, e leva a uma perda total de cabelos em um a dois meses, segundo a dermatologista Flávia Basílio.

A recuperação ocorre de três a seis meses após o agente desencadeante ser suspenso". 

Outra alternativa para lidar com o efeito colateral da quimioterapia é o uso das toucas geladas durante as sessões de aplicação do medicamento. 

"A hipotermia diminui o metabolismo celular e reduz a perfusão e, consequentemente, diminui a concentração de quimioterápico que chega ao couro cabeludo."

É um método eficaz para 50% a 80% dos pacientes. Mas, independentemente do resultado, Basílio diz que casos de alopecia permanente após quimioterapia são raros, e que o mais comum é que o paciente se depare com mudanças temporárias na estrutura dos fios, que podem ficar mais ondulados, e em sua coloração, até que as células que produzem a pigmentação comecem a funcionar novamente.

"A gente fica com aquele medo do que vai ver no espelho, e isso é natural. Você não está sendo fútil por querer continuar bonita e sexy durante o tratamento", diz a empresária Flavia Flores, 41, idealizadora do Instituto Quimioterapia e Beleza, que, em cinco anos, já distribuiu gratuitamente mais de 25 mil lenços para mulheres em tratamento quimioterápico. 

Em 2013, ela foi diagnosticada com câncer de mama. "Sofri muito com a ideia de perder os cabelos. Eu era apegada e muito vaidosa".

Flores conta que, na época, perdeu o namorado e o emprego e voltou para a casa da família. "Não podia gastar uma grana com uma peruca chique e cara, pois não sabia se precisaria de mais uma cirurgia. Então, resolvi comprar várias perucas baratas e me diverti muito com elas. Quando elas ficaram muito feias, precisei jogá-las fora e acabei me entendendo com os lenços".

Para ela, mesmo quem enfrenta a perda dos cabelos e não tem recursos para investir nas próteses ou perucas pode encontrar meios de diversificar e incrementar a aparência.

Em seus vídeos, ela ensina amarrações para os lenços que vão de estilos mais simples até a coques e tranças feitos com o próprio tecido e diferentes acessórios.

Saiba mais sobre a alopecia androgenética


Causa
Ela é desencadeada por inúmeros fatores de ordem genética e hormonal e também está associada ao excesso de hormônios andrógenos (masculinos)

Tratamento
Entre as opções terapêuticas há os medicamentos tópicos, orais (como a finasterida) e antiandrógenos sistêmicos (como a ciproterona e espironolactona).

No caso de alopecia androgenética feminina, dá-se preferência à terapêutica tópica.

Existem também lasers que podem ser utilizados para estimular o crescimento dos fios. Nos casos mais graves, o transplante de cabelo pode ser uma opção.

Um dermatologista pode indicar o melhor tratamento para cada pessoa.


Fonte: Sociedade Brasileira  de Dermatologia 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.