Descrição de chapéu Saúde responde

Quais as diferenças entre os tipos de sal? Qual é melhor para saúde?

Não há evidências científicas que mostrem benefícios de saúde relacionados a diferentes tipos de sal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se você já ouviu dizer que o sal rosa do Himalaia traz benefícios para a saúde e acreditou, pode desacreditar. Trata-se de um sal como outro qualquer. 

A quantidade de opções e de benefícios alegados não ajuda o consumidor a se decidir. A prateleira de supermercado inclui o básico sal de cozinha, o sal grosso, o sal rosa e o sal light, entre outros. 

Mas, até o momento, não há evidências científicas que mostrem que o consumo de um desses sais possa trazer mais benefícios à saúde. 

Diferentes tipos de sal em exposição
Diferentes tipos de sal em exposição - Fernando Donasci/Folhapress

Em 2017, uma revisão de estudos feita por pesquisadoras do FoRC (Centro de Pesquisa em Alimentos), vinculado à USP (Universidade de São Paulo) e à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), mostrou que apesar de haver mais cálcio no sal rosa do que no refinado, a quantidade do nutriente ainda fica aquém do indicado e necessário.

Para se ter uma ideia, em 5 g de sal refinado há cerca de 2 mg de cálcio, enquanto no sal rosa, há 8 mg. A recomendação de consumo diário é de 1 g de cálcio (mil miligramas).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que o consumo diário de sal não deve ultrapassar 5 g devido à quantidade de sódio. 

“Nunca vamos usar um sal para obter nutrientes porque teríamos que comer muito sal para isso”, diz Rosana Farah, nutricionista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. 

Ela afirma, contudo, que o sal refinado é iodado, para evitar o bócio endêmico (aumento da tireoide causada pela falta de iodo). 

O único sal que pode ter maior impacto à saúde é o light, que tem 50% menos sódio e é indicado para pessoas com hipertensão arterial. 

“Eu acho que as pessoas partem da premissa de que tudo que é mais caro é melhor, e o quilo do sal rosa é caro. Nem sempre isso é verdade”, diz Farah.  Para ela, mais importante do que o tipo de sal é controlar sua quantidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.