Reportagem da Folha vence Prêmio SBD de Imprensa

Texto mostrava como alimentos ultraprocessados provocam aumento de peso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma reportagem da Folha que mostrou como alimentos ultraprocessados provocam aumento de peso venceu o Prêmio SBD de Imprensa, promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes. 

O texto abordou uma pesquisa americana que investigou essa relação causal pela primeira vez em um ambiente controlado, ou seja, a dieta dos voluntários foi inteiramente determinada pelos cientistas.

Até então, somente estudos em animais ou observacionais (nos quais dados dos hábitos de vida da população são analisados a posteriori e não há interferência dos pesquisadores) haviam sido feitos.

Homem em frente a industrializados
Texto abordou uma pesquisa americana que investigou relação causal entre ganho de peso e ultraprocessados - Edgar Su/Reuters

O “Guia Alimentar para a População Brasileira” recomenda o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados para reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão.

O prêmio foi entregue na cidade de Natal (RN), durante o 22º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. 

Também foram premiadas, em segundo e em terceiro lugares, respectivamente, reportagens das revistas Momento Diabetes e Viva Saúde. No total, foram avaliados 29 trabalhos. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.