Reportagem da Folha vence Prêmio SBD de Imprensa

Texto mostrava como alimentos ultraprocessados provocam aumento de peso

São Paulo

Uma reportagem da Folha que mostrou como alimentos ultraprocessados provocam aumento de peso venceu o Prêmio SBD de Imprensa, promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes. 

O texto abordou uma pesquisa americana que investigou essa relação causal pela primeira vez em um ambiente controlado, ou seja, a dieta dos voluntários foi inteiramente determinada pelos cientistas.

Até então, somente estudos em animais ou observacionais (nos quais dados dos hábitos de vida da população são analisados a posteriori e não há interferência dos pesquisadores) haviam sido feitos.

Homem em frente a industrializados
Texto abordou uma pesquisa americana que investigou relação causal entre ganho de peso e ultraprocessados - Edgar Su/Reuters

O “Guia Alimentar para a População Brasileira” recomenda o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados para reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão.

O prêmio foi entregue na cidade de Natal (RN), durante o 22º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. 

Também foram premiadas, em segundo e em terceiro lugares, respectivamente, reportagens das revistas Momento Diabetes e Viva Saúde. No total, foram avaliados 29 trabalhos. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.