Para médica e paciente, cuidados paliativos estão deixando de ser tabu

Rotina de pacientes com doenças sem cura foi abordada com humor em debate promovido pela Folha e Sextante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sorriso largo, tintura do cabelo em dia, maquiagem impecável. As selfies de Ana Michelle Soares parecem mudar só de fundo —praia, cachoeira, torre Eiffel e muitos quartos de hospital. Paciente de câncer de mama metastático há cinco anos, Ana Mi ficou conhecida ao criar o perfil @paliativas no Instagram, no qual documenta seu cotidiano e sua rotina médica de forma aberta.

No seu livro, “Enquanto eu respirar”, recém-lançado pela Sextante e que já está indo para a segunda edição, ela narra como a sua relação com a morte mudou a partir do diagnóstico. “As pessoas querem falar sobre isso, mas há tanto medo que fica um clima pesado”, disse Soares, na quinta-feira (12), em debate promovido pela Sextante e pela Folha, no Teatro Folha, em São Paulo.

Uma de suas motivações para criar o perfil, em 2016, foi as histórias que ouvia de pacientes que deixavam de viajar ou ir a festas por decisões médicas. “Pelo amor de Deus! Eu sei que dá para dar um jeito na questão da imunidade ou em outras situações. É só o médico se dispor a conversar”, afirmou.

Ela reclama: “A gente vira paciente e perde a autonomia. De repente está todo mundo decidindo tudo por você.”

Após descobrir que não teria mais possibilidade de cura, Soares decidiu tornar-se protagonista do próprio tratamento e acabou virando referência no ativismo pelo direito aos cuidados paliativos.

A ideia por trás desse tipo de tratamento é priorizar a qualidade de vida do paciente em estado terminal e amenizar seu sofrimento, em vez de tentar prolongar a sobrevida artificialmente. Ele envolve uma abordagem holística da doença, levando em conta o bem-estar emocional e psíquico.

“A princípio, o cuidado paliativo não poderia ser nunca negado. Quem prefere sofrer?”, questionou a geriatra Ana Claudia Arantes, que também estava no debate.

Autora do livro “A morte é um dia que vale a pena viver”, também publicado pela Sextante, Arantes afirmou que há uma mudança cultural em curso para tirar o estigma desses procedimentos. "O motivo pelo qual se nega o cuidado paliativo tem a ver com esse medo de aceitar a morte, como se você fosse morrer cinco minutos depois. Ninguém está falando em desistir, mas em viver.”

Para a geriatra, mesmo com o maior acesso a informações sobre o tema, há um vácuo na formação dos médicos na área de cuidados paliativos e tratamento de dor. O uso de morfina, segundo ela, ainda é estigmatizado e há pouco acesso ao tratamento de dor no Brasil.

O advento das redes sociais e de perfis como o @paliativas —atualmente com 50 mil seguidores— tem impulsionado essa transição cultural e transformado a ideia de ser “paliativo” em um marcador de identidade do qual o paciente pode se apropriar. “É o paciente que está fazendo a comunicação de más notícias”, disse Ana Michelle Soares, que é jornalista.

Arantes concorda. Ela conta que antes dava palestras sobre cuidados paliativos para plateias muito pequenas, de 20 pessoas, mas agora as audiências cresceram e ela é otimista em relação ao movimento de aceitação dessa vertente da medicina.

Soares acredita que toda pessoa saudável deveria fazer o exercício de refletir sobre a morte e o tempo que resta para entender as próprias urgências. “A vida tem muito mais sentido quando você descobre que ela acaba.”

Apesar de o debate abordar temas como morte, doenças sem cura, demências, não faltou humor. A plateia, lotada, riu várias vezes das falas da médica e da paciente. Arantes contou que é comum ouvir o pedido de "anestesiem a minha mãe porque eu não aguento vê-la assim". "O problema não está na mãe, mas no filho que não aguenta o sofrimento. Não adianta apagar a paciente..."

Soares confidenciou que não quer morrer em casa porque tem “horror da ideia de ser levada morta de elevador". Que inventou, com outros pacientes, o Oncocard, cartão imaginário que permite explorar a boa vontade dos outros ("Uma amiga estava demorando para confirmar a presença na minha festa de aniversário porque tinha outros dois aniversários no mesmo dia. Eu perguntei: algum deles sofre de doença crônica? Isso é OncoCard").

O evento, que fez parte do ciclo de debates Diálogos Folha, foi mediado por Claudia Collucci, repórter especial do jornal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.