Inscrições para prêmio de pesquisa e inovação em oncologia estão abertas

Prêmio Octavio Frias de Oliveira busca reconhecer e estimular contribuições de pesquisadores brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) está com as inscrições abertas até o dia 4 de maio para a 11ª edição do prêmio que leva o nome do patrono da instituição. A iniciativa é feita em parceria com o Grupo Folha.

A láurea criada em homenagem ao então publisher da Folha, morto em 2007, busca reconhecer e estimular contribuições de pesquisadores brasileiros e de outros profissionais que atuam na área oncológica.

Trabalhos originais podem ser inscritos em duas categorias: Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia. Na primeira, qualificam-se para a inscrição estudos publicados em revistas científicas nos anos de 2019 e 2020 cujo autor principal atue em instituição de pesquisa ou de ensino nacional.

Na categoria Inovação Tecnológica, qualificam-se para inscrição os trabalhos publicados em revistas científicas ou as patentes depositadas de 2018 a 2020 cujo autor ou inventor atue em instituição de pesquisa ou ensino nacional.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente por meio de formulário no site www.premiooctaviofrias.com.br. O trabalho precisa ser anexado no formato PDF.

Também será premiada uma personalidade que tenha se sobressaído na área da oncologia.

Em 2019, um estudo que apontou como a análise da microbiota intestinal pode predizer a ocorrência de câncer colorretal venceu a categoria Pesquisa em Oncologia.
 
Já a criação de uma droga contra a leucemia a partir de levedura de panificação ganhou na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia.

O médico e escritor Drauzio Varella, colunista da Folha, foi o vencedor na categoria Personalidade de Destaque por suas contribuições à oncologia

A escolha dos vencedores é feita por uma comissão formada por cientistas de destaque e membros da sociedade comprometidos com o tema. Os premiados nas três categorias receberão R$ 20 mil e um certificado.

A premiação ocorrerá no próximo dia 5 de agosto de 2020, no teatro da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. O regulamento pode ser encontrado no site www.premiooctaviofrias.com.br.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.