Descrição de chapéu Saúde responde

Tenho dor nas costas e não acho posição para dormir. O que faço?

Algumas dicas podem ajudar na busca por uma noite de sono restaurador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A dor nas costas é uma das dores mais prevalentes. Cerca de 70% das pessoas sentirão dor lombar em algum momento da vida; calcula-se que cerca de 10% da população adulta sofra com ela diariamente.

Para essas pessoas, encontrar uma postura para dormir pode ser um desafio. Algumas dicas, contudo, podem ajudar na busca por uma noite de sono restaurador.

Dormir de lado, para quem conseguir ficar nessa posição, ajuda bastante. Basta apoiar a cabeça num travesseiro que deixe o pescoço na horizontal, na mesma direção do restante da coluna, e pôr outro travesseiro entre as pernas. O ideal é flexioná-las e trazê-las um pouco na direção do peito. Um travesseiro mais comprido pode deixar a posição ainda mais confortável.

Quem dorme de costas pode também fazer uso de um travesseiro extra, abaixo dos joelhos. Essa posição alivia um pouco da sobrecarga na lombar. Apoiar o finzinho da coluna numa toalha enrolada pode dar um pouco mais de conforto.

Na hora do sono a pior posição de todas para a coluna é o decúbito ventral —dormir de bruços. Se a pessoa não consegue adormecer de outra maneira, o jeito é usar um travesseiro embaixo na barriga, a fim de aliviar um pouco da tensão na coluna lombar. É bom sempre realizar movimentos suaves na hora de se deitar e de se levantar para evitar traumas desnecessários.

Vale ressaltar que escolher o colchão adequado e trocá-lo de tempos em tempos também é importante. A densidade correta varia de acordo com o peso. Sem isso, as recomendações acima podem ser inócuas.

Outra alternativa para aliviar as dores é fazer exercício físico. Músculos posturais das costas e os do abdome devem ser fortalecidos a fim de evitar a sobrecarga na coluna e o eventual contato de osso com osso na coluna. Modalidades como musculação, pilates e ioga podem ajudar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.