Casos de suspeita de coronavírus no Brasil sobem para 132

Ministério da Saúde avalia outras 213 notificações; país tem apenas um caso confirmado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O número de casos de suspeita de infecção por coronavírus no Brasil disparou nas últimas horas e chegou a 132 nesta quinta-feira (27) —eram 20 na quarta. Outras 213 notificações ainda não foram analisadas mas, segundo o Ministério da Saúde, esse volume deve incrementar as suspeitas.

O Brasil tem apenas um caso confirmado, de um um homem de 61 anos de São Paulo. Ele esteve na Itália, um dos países com mais casos.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, o aumento de casos de suspeita de infecção no Brasil se deve à ampliação de países com casos confirmados. Já há mais de 81 mil casos confirmados em 37 países. O número de mortes chega a 2.918 em todo mundo.

Há um conjunto de países que registrou mais de 5 transmissões locais. Quem passou por esses 16 países e apresenta sintomas de gripe está sujeito a ser considerado como um caso suspeito.

Os países são esses: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes.

Gabbardo também associou esse aumento de suspeitas a um provável aumento de procura a unidades médicas após o carnaval. Além disso, a confirmação do primeiro caso  no Brasil pode ter levado ao aumento de procura de atendimento médico. 

Dos 132 casos classificados como suspeitos no Brasil, 121 têm histórico de viagens para China, Itália ou Japão. Oito deles tiveram contatos com casos de suspeita no Brasil e outros 3 são pessoas com contatos com o homem infectado.

"A grande maioria dos 213 casos em análise deve entrar na lista de suspeitos", disse Gabbardo. "Os estados nos mandaram e entenderam que são casos suspeitos, mas não tivemos tempo suficiente para análise pormenorizada", disse Gabbardo.

Há 10 estados com casos de suspeita: São Paulo (55), Rio Grande do Sul (24), Rio de Janeiro (9), Santa Catarina (8), Paraná (5), Minas Gerais (5), Distrito Federal (5), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (2) e Espírito Santo.

O governo mantém o mesmo protocolo de atuação, sem recomendações explícitas para viagens ou uso contínuo de máscaras por quem não tem sintomas, por exemplo. Mas o governo vai iniciar uma campanha publicitária educativa sobre cuidados de higiene para evitar contágios.

A pasta também promete informatizar o sistema de confirmação ou descarte de casos, para acelerar a análise. Enquanto há 132 suspeitos, já foram descartados 60 notificações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.