Descrição de chapéu Coronavírus

Dez dias após início da construção, hospital chinês para pacientes de coronavírus fica pronto

Apesar da conclusão anunciada, parte da instalação ainda não está completa; pacientes devem começar a chegar nesta segunda (3)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A China começou a transferir pacientes para um dos dois hospitais dedicados exclusivamente a pacientes infectados pelo novo coronavírus. Segundo o canal estatal chinês CGTN, nesta segunda (3), os primeiros 50 pacientes devem ser transferidos para o local.

O centro de saúde, cuja construção teve início no dia 24 de janeiro, foi formalmente entregue no domingo (2). O hospital foi construído a cerca de 30 km do centro da cidade de Wuhan, epicentro do coronavírus 2019-nCoV, do qual ainda não se sabe a origem específica, e tem mil leitos.

Mais de 4.000 pessoas trabalharam dia e noite para acabar a construção do hospital a tempo. O governo chinês enviou 1.400 profissionais de saúde das forças armadas para atender os pacientes que chegarão ao hospital Huoshenshan.

Contudo, no vídeo do canal estatal chinês CGTN que apresenta o hospital depois de supostamente pronto, é possível ouvir a construção ainda em andamento. Algo semelhante é visto na recente live feita pela agência de notícias na qual trata da transferência dos pacientes. Do lado externo dos módulos pré-fabricados do prédio é possível uma grande movimentação de trabalhadores com capacetes e uniformes.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, nesta segunda, do lado de fora dos prédios, podiam ser visto equipamentos hospitalares empilhados ainda para serem instalados no hospital Huoshenshan (que significa montanha do deus do fogo), além de árvores em caminhões.

A CGTN afirma que muitas das equipes médicas que serão alocados no novo centro já têm experiência com casos como o coronavírus 2019-nCoV por terem participado da tentativa de contenção da Sars (síndrome respiratória aguda grave), na própria China, e no combate ao ebola em Serra Leoa e na Libéria.

O novo coronavírus tem 80% de similaridade com o vírus da Sars (também um coronavírus), responsável por um surto, entre 2003 e 2004, que teve 8.096 casos e 774 mortes, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Durante o surto da Sars, a China também fez esforços para colocar em pé um hospital em apenas seis dias.

De acordo com a CGTN, neste domingo o hospital estava praticamente pronto, mas os equipamentos internos ainda não estavam instalados.

Um segundo equipamento de saúde para infectados pelo novo coronavírus está em construção também na cidade Wuhan. O hospital Leishenshan deve ter 1.500 leitos e estar pronto no dia 5, com previsão para receber pacientes já no dia seguinte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.