Bahia confirma primeiro caso de coronavírus no estado; país agora tem 9

Mulher, de 34 anos, se contaminou na Itália e manifestou os sintomas da doença após retorno ao Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador | UOL

A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou, na manhã de hoje, o primeiro caso de coronavírus no estado. Trata-se de uma mulher de 34 anos que mora na cidade de Feira de Santana (a 109 km de Salvador).

Com este novo caso, o Brasil tem agora nove pessoas infectadas.

Segundo a pasta, a mulher viajou para a Itália e manifestou os sintomas da infecção após retornar ao Brasil, no dia 25 de fevereiro. A paciente está em casa em isolamento e não apresenta sintomas da doença.

 

Este é o primeiro caso registrado no Nordeste. Até agora, os outros casos tinham sido registrados no Sudeste (seis em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro).

Em sua conta no Twitter, o secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que "todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste".

O monitoramento no estado é realizado pelo Cievs (Coordenação de Informação e Investigação Estratégica de Vigilância em Saúde) e Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Na mensagem, o secretário disse que, apesar da confirmação do primeiro registro da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) na Bahia, não há qualquer motivo para pânico.

"Esse é um vírus que causa quadro gripal, assim como diversos outros já existentes. Em verdade é até menos letal que o H1N1."

 

Estado notificou 73 possíveis casos 

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, de janeiro até as 17 horas desta quinta (5), a Bahia registrou 73 casos notificados que estão sendo investigados quanto à infecção pelo novo coronavírus.

Destes, 21 foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 acabaram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial.

Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.