Descrição de chapéu Coronavírus

Comprova reúne 24 veículos na checagem de conteúdos sobre coronavírus

É possível enviar ao projeto sugestões de conteúdos duvidosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O projeto Comprova, coalizão que reúne 24 veículos jornalísticos na checagem de informações falsas, volta ao ar antes do previsto para verificar colaborativamente a desinformação, rumores e manipulações sobre o novo coronavírus.

A primeira fase do projeto, em 2018, cobriu o período eleitoral, e a segunda fase, no ano passado, teve foco em políticas públicas do governo federal. A terceira fase está prevista para ser retomada no âmbito das eleições municipais deste ano.

Além da Folha, fazem parte da coalizão O Estado de S. Paulo, SBT, Band News FM, Nexo Jornal, Jornal do Commercio e UOL, entre outros.

É possível enviar ao projeto sugestões de conteúdos duvidosos e que podem ser verificados pelo WhatsApp (11 97795-0022) ou no link Pergunte ao Comprova no site do projeto. A publicação, nos veículos participantes ou na página www.projetocomprova.com.br só ocorre após ao menos três dos integrantes concordarem sobre a falsidade ou veracidade da informação em questão.

O expediente especial sobre o novo coronavírus conta com patrocínio de Google News Initiative (GNI), Facebook Journalism Project, First Draft News, WhatsApp e apoio da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado).

FOLHA INFORMAÇÕES

Na Folha, as publicações do Comprova ficarão dentro do canal Folha Informações, iniciativa que publica desmentidos e correções de notícias falsas que circulam nas redes sociais.

O jornal possui um canal de comunicação com os leitores pelo WhatsApp. Para mandar dúvidas ou sugestões por lá, o leitor deve salvar o número da Folha (0-xx-11 99490-1649) na sua lista de contatos e mandar uma mensagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.