Descrição de chapéu Coronavírus

Governo de São Paulo implanta centros de triagem para tratar coronavírus

Atendimento será voltado a pacientes com sintomas leves da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Governo de SP colocará em funcionamento até a primeira quinzena de abril cinco centros de triagem e atendimento a suspeitos de Covid-19, voltado a pessoas que desenvolverem os sintomas similares aos provocados pela doença, como tosse, coriza e febre. Os locais são destinados ao atendimento de casos leves.

As unidades são móveis e estão instaladas nas áreas externas do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (zona oeste), Conjunto Hospitalar do Mandaqui e Hospital Geral de Vila Penteado (zona norte), Hospital Ipiranga (zona sul) e Hospital Geral de Guaianazes (zona leste).

O do Instituto de Infectologia Emílio Ribas será o primeiro a iniciar o atendimento, com previsão de abertura até 30 de março.

Centro de triagem para tratar coronavírus na área externa do Instituto de Infectologia Emílio Ribas
Centro de triagem para tratar coronavírus na área externa do Instituto de Infectologia Emílio Ribas - Eduardo Anizelli - 26.mar.2020/ Folhapress

Luiz Carlos Pereira Junior, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, explica que a ação é uma antecipação do governo do estado a um provável aumento da demanda por diagnóstico.

“Vamos evitar que as pessoas com pouca sintomatologia fiquem dentro de hospitais e procurem direto os centros. A ideia é que o paciente passe por eles e rapidamente saiam com o diagnóstico confirmando Covid-19 ou não”, afirma.

Inicialmente, os locais funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com dois médicos e cinco profissionais de enfermagem. As equipes estão em fase de contratação. Se houver necessidade, o funcionamento será ampliado para sábados e domingos.

O fluxo de atendimento para coronavírus foi determinado pelo Ministério da Saúde. Quem apresentar sintomas leves de Covid-19 deve procurar a rede básica. Pode ir a um dos centros ou até mesmo a uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Se não for identificada a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), o paciente será orientado a permanecer em isolamento domiciliar até o final dos sintomas, com prescrição de remédio.

Caso seja caracterizada a SRAG, a pessoa será direcionada à internação para tratamento em leito de enfermaria ou UTI, de acordo com a necessidade.

A coleta de amostra para diagnóstico só é indicada aos casos graves, conforme definição do Comitê de Operações de Emergência e do Centro de Contingência de Coronavírus do Estado de SP.

Os kits para diagnóstico estarão disponíveis para entrega nos centros de triagem na próxima semana, segundo o governo.

Os espaços são climatizados e têm cerca de 100 m2. Cada um tem três consultórios, duas salas para medicação ou procedimentos, sala de espera com capacidade para até 18 pessoas, copa e três banheiros.

A locação das unidades por seis meses custou R$ 308 mil. “Vamos observar qual será a procura. Se houver necessidade, outros cinco centros serão instalados”, diz Junior.

O estado de São Paulo registrou, até esta quinta-feira (26), 1.052 casos da doença e 58 mortes, conforme balanço da Secretaria de Estado da Saúde. No país, são ao menos 2.915 registros casos confirmados de coronavírus e 77 mortes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.