Descrição de chapéu Coronavírus

Intercambistas na Alemanha e EUA voltarão mais cedo para casa devido a coronavírus

Programas da organização AFS nesses países serão encerrados, segundo site da organização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim

Estudantes de intercâmbio que estiverem na Alemanha e nos Estados Unidos pelo programa internacional AFS (American Field Service) deverão voltar ao seus países de origem, segundo informações divulgadas no site da organização.

“A AFS-EUA e a AFS Alemanha foram instruídas pelo Departamento de Estado dos EUA e pelo Bundestag alemão a informar os participantes americanos e alemães, famílias naturais e famílias anfitriãs da decisão do patrocinador do programa de reduzir o programa NH19 [viagem com início em 2019]. Isso significa que todos os bolsistas, tanto nos EUA quanto na Alemanha, retornarão para casa.”

estudantes de máscara arrastam malas na calçada
Estudantes da Bard College retornam para suas cidades depois da suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus - Noah K. Murray/USA Today

A AFS é conhecida por realizar intercâmbio escolares, durante o período de ensino médio.

As decisões, segundo a organização americana, estão sendo tomadas programa por programa, com base em informações e no interesse dos participantes.

“Em todos os casos, nossos participantes e suas famílias anfitriãs e os pais e responsáveis de nossos participantes são informados imediatamente, assim como todos os funcionários e voluntários da AFS-EUA envolvidos no cuidado e bem-estar de nossos alunos.”

A reportagem também teve acesso a um e-mail enviado a famílias alemãs que hospedam estudantes estrangeiros em suas casas.

O documento diz que após discussão interna intensa, a instituição decidiu que todos os programas em andamento no país serão encerrados.

“AFS Alemanha decidiu encerrar mais cedo o programa de hospedagem em andamento no país, com efeito imediato para todos os estudantes“, diz o texto.

Ainda segundo o e-mail, apesar de ser recomendado não fazer viagens, há uma preocupação sobre uma falta de horizonte quanto a possibilidade futura de retorno dos jovens as suas casas e por isso eles decidiram dar esse passo.

“Estamos cientes de que esse fim prematuro será difícil para todos e as decepções serão grandes.”

Ainda de acordo com a mensagem, a equipe da organização está agilizando os retornos dos estudantes, mas que o procedimento pode tanto ser rápido como levar um prazo maior.

“O voo de volta deverá partir do aeroporto mais próximo de suas casas. A data exata de retorno de seus filhos intercambistas será comunicada o mais rápido possível”,diz o documento.

A Folha entrou tentou contato com a empresa para saber o número de brasileiros que deverão retornar ao país, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.

O número de infectados pela doença na Alemanha explodiu nos últimos dias. Em 48 horas, o total de atingidos foi de algo em torno de 1500 casos para 3000. Atualmente há 4.585 casos confirmados no país, o sexto com maior número de afetados no mundo. O total de mortos pela doença no país chega a 9 pessoas.

Nesta semana, a chanceler alemã Angela Merkel disse que ao menos 70% da população do país deverá contrair a doença no longo prazo.

Para tentar conter a propagação e um consequente sobrecarregamento do sistema de saúde, o governo alemão está adotando medidas para que as pessoas permaneçam em suas casas.

Nesta terça-feira (17), todas as escolas de Berlim deverão suspender suas atividades até o fim da Páscoa, em 19 de abril. Museus na cidade também já apresentam em suas portas o aviso que só retornarão após o feriado.

Na capital do país há dificuldade em encontrar papel higiênico e álcool em gel nos supermercados e farmácias. Nos ônibus locais também há um bloqueio para evitar contato de passageiros com motoristas e evitar a disseminação do vírus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.