Descrição de chapéu Coronavírus

Mandetta diz que vacina contra gripe tem problemas de logística e alta demanda

Para ministro, aumento na adesão e vacinação de grupos sem prioridade pode ter colaborado para fim dos estoques em alguns locais; pasta prevê novas entregas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quarta-feira (25) que a entrega de novos lotes de vacina contra a gripe sofre impacto de questões de logística e da alta demanda nos estados. Ele afirma, porém, que todas as doses serão distribuídas.

Segundo ele, a dificuldade é maior neste ano devido à antecipação da campanha, em geral marcada para abril.

A medida ocorre como estratégia para garantir a proteção de grupos vulneráveis contra a gripe em meio ao avanço do novo coronavírus.

“Geralmente trazemos [os lotes], fazemos um estoque grande, e o estado vai usando e vamos mandando. Neste ano, para antecipar a campanha, a partir do momento que vou recebendo, vou mandando aos estados. Não faço um estoque regulador. Se faço um estoque, só posso iniciar em abril”, disse.

De acordo com o ministro, o total enviado em uma primeira etapa correspondeu ao total previsto para vacinação de idosos e profissionais de saúde em cada estado.

“Mas tem estado que acabou em seis horas, outros em dez, doze horas. Por vários motivos. Um foi a enorme adesão. Outro critério foi que teve estado que disse: vamos vacinar criança, quem procurar. E não fez os idosos e profissionais de saúde na integridade.”

“Me ligam e falam assim: manda mais amanhã de manhã. Não é assim que vai funcionar. Vamos recebendo e mandando os lotes para frente. Às vezes vai acontecer [atraso]”, afirmou.

Ao todo, estão previstas a entrega de 75 milhões de doses em toda a campanha. Ele fez um apelo para que o cronograma de vacinação seja vacinado para os diferentes públicos a quem a vacina é recomendada.

“Se todo mundo obedecer o calendário, vai dar certinho para quem a gente precisa mais proteger”, afirmou. "Mas também tem problema de logística para fazer isso."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.