Descrição de chapéu Coronavírus

Nos EUA, empresa recebe aprovação para teste que detecta coronavírus em 5 minutos

País ultrapassou a marca de 100 mil infectados e é pressionado a realizar mais exames

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carl O'Donnell
The New York Times

A Abbott Laboratórios disse na sexta-feira (27) que obteve a aprovação para oferecer, nos EUA, um teste do novo coronavírus que pode fornecer resultados aos pacientes em poucos minutos.

A FDA (agência de regulação de medicamentos dos EUA) concedeu a aprovação no quesito autorização de uso de emergência.

Os Estados Unidos agora têm mais casos da doença do que qualquer outro país (mais de 100 mil), e os hospitais têm se esforçado para atender à demanda de testar milhares de pessoas.

A Abbott afirmou em um comunicado que planeja começar a distribuir o exame na próxima semana e aumentará a produção para 50 mil testes por dia.

"É um salto significativo", disse John Frels, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Abbott, em entrevista à Reuters. "Você pode obter um resultado positivo em cinco minutos e um resultado negativo em 13 minutos. Você pode entrar em uma clínica e ter seus resultados enquanto estiver lá."

É o segundo teste a ser aprovado pela FDA que pode ser usado diretamente nos consultórios médicos e em outros locais de assistência médica da comunidade e fornecer resultados imediatamente aos pacientes. Na semana passada, a FDA aprovou um teste similar feito pela Cepheid.

"A pandemia da Covid-19 será travada em várias frentes, e um teste molecular portátil que oferece resultados em minutos aumenta a ampla gama de soluções de diagnóstico necessárias para combater esse vírus", disse Robert Ford, presidente e diretor de operações da Abbott, em um comunicado.

A Abbott recebeu aprovação na semana passada para um teste de diagnóstico automatizado de alto volume que pode ser usado em laboratórios e, à época, disse que distribuiria imediatamente 150 mil desses testes em todo o país.

Com as duas plataformas, a Abbott disse que planeja produzir 5 milhões de testes por mês.

A FDA está se apressando para aprovar testes para o novo coronavírus em caráter emergencial e também deu aprovação para outros exames feitos por empresas como Roche Holding AG e Thermo Fisher Scientific Inc.

Com a expansão dos testes, surgiu um aumento nos casos confirmados de Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.