Descrição de chapéu Coronavírus

Operadora de saúde para idosos tem oito funcionários com coronavírus na UTI

Rede registrou as três primeiras mortes no país pela doença, em seu hospital em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo decidiu investigar a rede Prevent Senior, que vende planos de saúde e tem uma rede própria de hospitais.

A rede registrou em um de seus estabelecimentos a primeira morte por coronavírus no Brasil, na terça (17), de um homem de 62 anos com hipertensão e hiperplasia prostática.

A rede é suspeita de não ter avisado que a doença havia sido confirmada no paciente, como manda a lei. A informação só teria sido dada ao governo de São Paulo depois do óbito.

“Nós vamos abrir uma investigação rígida”, diz o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. “Eles tinham obrigação, como todos os hospitais, de notificar toda e qualquer confirmação de casos de coronavírus. E só procuraram o governo depois da morte”, diz.

Nesta quarta-feira (18), a Prevent Senior anunciou que isolou o hospital Sancta Maggiore, no Paraíso, porque já tinha registrado 202 casos sob investigação e oito confirmados da doença.

Edson Aparecido firma que a equipe da prefeitura entrou no hospital na terça-feira (17) e não encontrou ninguém na UTI.

Segundo ele, a vigilância sanitária já está com uma equipe “fazendo levantamentos, exigindo todos os protocolos de internação”.

O secretário diz ainda ser necessário investigar a informação de que quatro mortes de pacientes com suspeita de terem contraído o novo coronavírus tenham ocorrido no hospital Sancta Maggiore, que pertence à Prevent Senior.

Sobre o assunto, a Folha enviou mensagem à assessoria de imprensa da Prevent Senior, mas não obteve resposta.

A Prevent Senior informou nesta quarta-feira que oito dos seus colaboradores estão internados na UTI por causa do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da empresa.

Nos dias 17 e 18, viralizou um áudio, supostamente gravado por Fernando Parrillo, CEO da empresa, no qual ele afirmava que a Prevent Senior já tinha registrado nove mortes pela Covid-19. A empresa não confirma a autenticidade do áudio nem diz se as informações estão corretas.

Até o momento, a empresa confirmou apenas uma morte pelo novo coronavírus —a primeira do Brasil— e aguarda resultados de exames para confirmar se três outras mortes entre seus pacientes também teriam sido causadas pelo Sars-Cov-2. Duas mortes de atendidos da Prevent Senior tiveram resultado negativo para coronavírus.

Pelo menos 19 pacientes da operadora haviam sido infectados pelo novo vírus, 12 dos quais estão na UTI.

Outras 36 pessoas atendidas pela operadora aguardam exames para confirmação da infecção pelo novo coronavírus. Desse total, 14 estão internadas na UTI e 22 acomodadas em apartamentos do hospital.

Ao todo, a empresa já realizou 365 testes para detectar o novo coronavírus. Até o fechamento desta edição, havia recebido o resultado de 95 exames, dentre os quais 36 foram positivos e 59 negativos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.