Primeira paciente de coronavírus no DF está em estado grave

Secretaria de saúde diz que doença crônica preexistente teria agravado o quadro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Uma paciente que foi infectada pelo novo coronavírus está internada na UTI em estado grave, de acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

O caso era investigado desde quinta-feira (5). A paciente de 52 anos foi atendida inicialmente em um hospital da rede privada com tosse e dificuldade para respirar. Ela retornou recentemente de uma viagem à Inglaterra e Suíça.

Exame inicial deu positivo para o vírus Sars-CoV-2, e foi confirmado em laboratório habilitado pelo Ministério da Saúde. O resultado foi divulgado neste sábado (7).

Segundo informações da secretaria de saúde, a paciente está internada em isolamento na UTI do Hospital Regional da Asa Norte devido a uma síndrome respiratória aguda severa.

 

A avaliação de equipes da secretaria é que a ocorrência de uma doença crônica preexistente pode ter agravado o quadro. A pasta não divulgou qual seria a doença.

Na UTI, a paciente respira com apoio de aparelhos. Ela está sob cuidados de uma equipe multidisciplinar.

Em geral, a maioria dos casos de covid-19, como é chamada a doença pelo novo coronavírus, tem sido leve.

A ocorrência de casos graves é maior em pacientes acima de 60 anos e com histórico de doenças associadas.

Outros três casos de covid-19 foram confirmados neste sábado no estado de São Paulo. Entre eles, está o primeiro caso fora da capital paulista, ocorrido em Santana de Parnaíba.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, os três pacientes têm histórico de viagem à Itália, Estados Unidos e Irã. Eles estão estáveis e isolados em casa.

Com as novas confirmações, o Brasil tem agora 19 casos do novo coronavírus, distribuídos em São Paulo (13), Rio de Janeiro (2), Bahia (2) e Espírito Santo (1) e Distrito Federal (1).

Na quinta (5), o Ministério da Saúde confirmou os dois primeiros registros de transmissão local do novo coronavírus.

Os dois casos ocorreram em São Paulo e são de pessoas que tiveram contato com o primeiro paciente confirmado para o covid-19 no país, hoje em isolamento domiciliar. O contato, porém, ocorreu ainda antes do diagnóstico. Os pacientes já eram monitorados por equipes de saúde devido ao risco de aparecerem sintomas.

De acordo com o ministério, como os casos estão ligados entre si, ainda não se pode dizer que há uma transmissão sustentada ou comunitária no país, mas apenas uma transmissão local.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.