Sobe para 19 total de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

SP registra o primeiro caso fora da capital paulista; na Bahia, ministério confirma 1º registro de transmissão local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Brasil já registra 19 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, seis a mais do que no dia anterior. Os dados, que incluem uma paciente em estado grave, foram divulgados na plataforma do Ministério da Saúde.

A doença, que inicialmente se concentrou em São Paulo, começa a se espalhar. Há 13 estão no estado mais populoso do país, 2 no Rio de Janeiro, 2 na Bahia, 1 no Espírito Santo e 1 no Distrito Federal. O balanço aponta ainda 674 possíveis casos de covid-19 em investigação.

O caso grave é o de uma paciente de 52 anos que está internada em área isolada na UTI do Hospital Regional da Asa Norte. De acordo com a secretaria de saúde, ela tinha uma doença crônica preexistente, o que pode ter deteriorado o quadro.

Além disso, a Bahia registrou seu primeiro caso de transmissão local, de um paciente que teve contato com a primeira pessoa infectada. Antes, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmara que uma mulher de 52 anos contraíra o vírus em viagem à Itália e estava isolada em casa, na capital fluminense.

 

Em São Paulo, dois novos casos são na capital e outro é o primeiro da região metropolitana, em Santana de Parnaíba. Os três pacientes estiveram em países onde há alto número de casos (Itália, EUA e Irã ) e estão estáveis, isolados em suas casas.

O ministério diz não haver ainda transmissão sustentada ou comunitária no país, apenas local —quando se determina o grupo de origem da transmissão e ele é restrito. No mundo, os casos superaram 105 mil em 93 países, sobretudo no hemisfério norte, onde é inverno.

Dicas de prevenção

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar

  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal

  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal

  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado

  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool

  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente

  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.