Descrição de chapéu Coronavírus

SP tem fila de 12 mil exames para detectar coronavírus

Governo estadual diz que apenas 500 pessoas na fila estão em situação grave

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo João Doria (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (30) que o estado de São Paulo hoje tem uma fila de 12 mil exames para detectar coronavírus.

Segundo o governo, deste total, apenas 500 são de pessoas em situação grave. Atualmente, o estado tem registrado 1.451 casos e 98 mortes.

"Eu queria destacar que, dos 12 mil exames, 500 pacientes internados e o restante são casos leves. Significa que entre os casos graves a possibilidade de positivo vai ser muito alta e entre os casos leves a possibilidade é bem menor. Então, provavelmente não teremos um aumento significativo no número de casos [por causa da fila]", disse o secretário da Saúde, José Henrique Germann.

O secretário afirma que o estado hoje tem capacidade para realizar 1.000 testes por dia. A partir do dia 2, a capacidade de processamento será de três mil exames por dia. Do dia 10 de abril em diante, esse número subirá para 8 mil.​.

Ainda segundo o governo, estudos do Instituto Butantan mostram que as medidas restritivas no estado diminuíram a contaminação. Antes da quarentena, segundo o governo, a velocidade de transmissão de casos era de uma pessoa para seis. Isso exigiria mais 20 mil leitos à rede pública da capital paulista, sendo 14 mil hospitalares e 6.000 de UTI.

Agora, segundo o instituto, a velocidade de transmissão a uma pessoa para duas, e a rede existente é suficiente. A cidade de São Paulo possui cerca de 6.000 leitos hospitalares e outros mil de UTI.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.