Aprenda a cortar seu próprio cabelo durante o isolamento causado pelo coronavírus

Profissionais ensinam passo a passo para acertar as pontas e ficar bem na videoconferência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de quase um mês em isolamento, quem está em home office e faz reuniões por videoconferência começa a se preocupar com um problema que era fácil de resolver em tempos normais: manter o corte de cabelo.

Agora, o jeito é botar a mão na massa e cortar em casa. Para quem tem cabelo curtíssimo e uma maquininha, a tarefa é simples, mas é bom ter um assistente para a parte de trás.

No caso de cabelos curtos a médios, a solução é mais complicada porque qualquer erro vai aparecer. "Só indico arriscar se estiver realmente incomodando", diz o cabeleireiro Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo. "Vale dar uma acertada na franja e na moldura do rosto."

É preciso, antes de começar, reunir os acessórios certos e estar preparado para errar. A tesoura deve ser a mais afiada possível, de tecido ou papel. "As de cozinha não são recomendadas porque têm um corte mais grosseiro", diz Célia Suemi Yamada, do salão Le Grand, em São Paulo.

Tenha à mão grampos ou presilhas, para separar as mechas. "O cabelo deve estar completamente seco, assim temos uma noção melhor do comprimento", diz Yamada.

Como a tesoura não é específica para essa finalidade, Coraza recomenda repicar as pontas seguindo a mesma direção dos fios. "No corte reto, a tesoura esmaga o fio e pode formar pontas duplas", diz.

Mas isso não funciona para cacheados. A sexóloga Marcia Zuliani, 44, de São Paulo, que já cortava o próprio cabelo antes da quarentena, prefere usar a tesoura na diagonal, para manter os anéis do cabelo: "Pego um cacho por vez, enrolo no dedo e corto. Se fizer esse repicado, o cacho perde a forma e fica só o volume", explica.

Outra recomendação dos profissionais é sempre tirar menos do que o pretendido, especialmente na franja, para poder corrigir eventuais erros. "O cabelo cresce, em média, um centímetro por mês. Se o último corte foi há dois meses, tire um centímetro, veja como ficou e corte mais se necessário", diz Coraza.

Confira o passo a passo para acertar as pontas em casa:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.