Descrição de chapéu Coronavírus

Quase 2 milhões no mundo contraíram coronavírus; número fica próximo de dobrar em 11 dias

EUA é o país mais afetado, com números superiores a 580 mil casos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O número de casos já registrados da Covid-19 no mundo chegou perto dos 2 milhões nesta segunda (13), segundo informações da plataforma da Universidade Johns Hopkins de monitoramento da doença.

Em pouco mais de uma semana os casos de novo coronavírus quase dobraram —a marca de 1 milhão de casos foi alcançada no último dia 2.

A plataforma da Johns Hopkins chegou a mostrar mais de 2 milhões de casos no mundo, mas o número foi posteriormente corrigido para 1,92 milhão de casos.

Atualmente, o país mais atingido pela pandemia do novo coronavírus é os EUA, com pouco mais de 580 mil casos. Em seguida, estão Espanha (170 mil), Itália (160 mil), França (138 mil) e Alemanha (130 mil).

Enquanto isso, já ocorreram quase 120 mil mortes pela doença, a maior parte delas nos EUA (mais de 23 mil mortes) e na Itália (mais de 20 mil). A triste lista de países com mais mortes segue com Espanha (17 mil), França (14 mil), Reino Unido (11 mil).

A cidade de Nova York, um dos locais mais atingidos pela doença, tem 7.349 mortes, segundo a Johns Hopkins. Há poucas semanas, a Casa Branca afirmou que, mesmo com as medidas de distanciamento, a já espera de 100 mil a 240 mil mortes em solo americano nos próximos meses.

A descoberta de um novo vírus na China foi comunicada à OMS (Organização Mundial da Saúde) no fim de dezembro de 2019. No país asiático, o Sars-CoV-2 causou pouco mais de 83 mil infecções e 3.345 mortes.

Em 9 de janeiro, análises do vírus apontaram que a pneumonia era causada por um novo coronavírus (posteriormente batizado de Sars-CoV-2).

A primeira morte pelo novo vírus foi registrada 2 dias depois, 11 de janeiro. Passados mais dois dias, foi notificado o primeiro caso da doença fora do território chinês, na Tailândia. Uma mulher que voltava de Wuhan tinha um quadro de pneumonia leve.

O primeiro caso da doença nos EUA foi confirmado no dia 21 de janeiro, em Washington. No dia 20 do mesmo mês, cientistas confirmaram a transmissão de humano para humano.

No dia 11, a OMS declarava pandemia da Covid-19. Dois dias depois, afirmava que a Europa era o novo centro da doença. O número de mortos na Itália já passava de mil.

Em 25 de fevereiro, o Brasil confirmou o primeiro caso da doença. Nesta segunda, o país já soma mais de 23 mil casos confirmados e 1.328 mortos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.