Descrição de chapéu Coronavírus

Novo número 2 do Ministério da Saúde defende ações específicas por região contra Covid

General Eduardo Pazuello diz que é preciso centrar esforços onde o problema é maior e defende a economia produzindo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em suas primeira declarações como novo secretário-executivo do Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello defendeu a aplicação de medidas isoladas e específicas para cada região do país no enfrentamento ao novo coronavírus como forma de manter o país "funcionando, trabalhando e produzindo".

Pazuello participou pela primeira vez da entrevista coletiva da pasta para divulgar as ações de enfrentamento à pandemia ao lado do ministro Nelson Teich e do secretário de vigilância em saúde da pasta, Wanderson Oliveira.

O novo número 2 da Saúde elogiou o planejamento elaborado anteriormente para o combate à Covid-19 e disse que seu trabalho seria "mais fácil" do que foi para quem iniciou os trabalhos. O militar também usou a palavra "excepcional" para descrever a atuação do Ministério da Saúde.

O general Eduardo Pazuello​, secretário-executivo do Ministério da Saúde
O general Eduardo Pazuello​, secretário-executivo do Ministério da Saúde - Folhapress

No entanto, disse que chegou o momento de fazer ajustes para implantar a "não linearidade", com recomendações específicas para cada região do país.

A gestão anterior no Ministério da Saúde, sob o comando do ministro Luiz Henrique Mandetta, defendia o isolamento ampliado como forma de não sobrecarregar o sistema de saúde.

"O primeiro ajuste é que o planejamento; precisamos ajustar a não linearidade para cada região, para cada estado, para cada município. Cada um tem as suas diferenças, cada um tem os seus resultados", afirmou.

O discurso vai na linha das falas do ministro Tech em entrevistas a jornalistas na semana passada.

Ao justificar estratégias específicas para cada região, Pazuello disse que a política de distanciamento social não teve a mesma eficácia nas localidades em que foi implantada.

"Tem alguns lugares em que o isolamento dá resultados, em outros lugares o isolamento não deu tanto resultado. Em alguns lugares o vírus chegou, em outros ele não chegou", afirmou o secretário-executivo.

"Não podemos falar de Brasil com a simplicidade que eu tenho visto em várias matérias [jornalísticas], digamos assim. O Brasil não é só o Brasil. É um continente", completou.

Com uma estratégia mais localizada, Pazuello afirmou que será possível combater o coronavírus de uma forma mais eficiente e também manter a economia do Brasil ativa.

"Precisamos centrar esforços onde o problema é maior. Recolher meios e empregar onde o problema é maior. Quando o problema migrar para outro lugar, recolhe-se os meios e vai para outros lugares", disse. "E assim nós mantemos o país funcionando, trabalhando e produzindo", completou.

Na noite desta segunda-feira (27), os senadores aprovaram em sessão virtual um requerimento da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) para que o ministro da Saúde participe da sessão virtual de quarta-feira (29).

A ideia dos parlamentares é que o ministro preste explicações a respeito de ações e investimentos que estão sendo feitos pelo governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus.

Será a primeira vez que o novo ministro da Saúde falará para os senadores.

Já na quinta-feira (30), a comissão especial do Congresso que acompanha as ações e gastos do governo federal referentes à pandemia ouvirá o ministro da Economia, Paulo Guedes. A audiência também será realizada de forma virtual.

Colaborou Iara Lemos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.