Receitas caseiras ajudam a cuidar do corpo, rosto e cabelos

Não é preciso ir muito longe para encontrar os ingredientes necessários para um spa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Danae Stephan
São Paulo

Preparar em casa seu próprio esfoliante, hidratante e até tônico capilar é um jeito de manter a saúde da pele e dos fios em tempos de quarentena, além de ajudar a passar o tempo de uma forma prazerosa.

O momento também é propício para dar um tempo no uso de produtos que se acumulam nos poros e no bulbo capilar. "Óleos minerais, cremes de pentear e silicone acabam entupindo o bulbo, o que provoca afinamento dos fios e queda", diz a esteticista Beth Dantas, especializada em cabelos.

Não é preciso ir muito longe para encontrar os ingredientes necessários para um spa completo em casa. Mel, abacate e óleo de coco ou azeite estão entre os ingredientes mais versáteis, mas há opções menos conhecidas, como a borra de café para a esfoliação ou o fubá para tratar acnes.

"O mel serve até para reduzir olheiras", ensina a esteticista especializada em cosmética natural Roseli Siqueira.

É preciso diluir em um pouco de água e aplicar ao redor dos olhos com leves batidinhas, alternadas com movimentos circulares.

O óleo de coco reduz manchas da pele e condiciona o cabelo crespo, o vinagre sela cutículas e dá brilho.

Ainda que não tenham a mesma absorção de cosméticos industrializados, são uma saída em situações excepcionais. "Qualquer cuidado caseiro deve ser sempre temporário", diz a dermatologista Meire Parada, diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. E, mais importante, não pode ser usado para tratar problemas de pele, como rosácea e acne severa.

Ilustração
Ilustração - Catarina Pignato

ROSTO

Café esfoliante

Prepare um chá concentrado, de camomila ou chá verde, usando um saquinho para meia xícara de água. Junte uma colher de sopa de aveia e uma colher de borra de café. A mistura deve ficar como uma papinha. Massageie todo o rosto, pescoço e colo e enxágue com água morna ou fria. Para o corpo, basta aplicar um óleo vegetal e, em seguida, esfoliar com a borra.

Máscara de iogurte

Prepare um chá de hortelã concentrado e deixe gelar. Misture 50 g de iogurte, 2 colheres de sopa de aveia e uma colher de chá de hortelã picada e macerada (se não tiver fresca, pode usar a de saquinho). Aplique em todo o rosto, pescoço e colo e deixe por 10 minutos. Enxágue e aplique um chá de hortelã com algodão ou borrifador

Hidratante de gelatina

Cozinhe uma beterraba com pouca água --o suficiente para reservar meia xícara. Dissolva um envelope de gelatina incolor sem sabor em cinco colheres de sopa da água de beterraba ainda quente. Misture e aplique no rosto. Enxágue depois de 15 a 20 minutos

Acne - Catarina Pignato

ACNE

Máscara antioxidante

Prepare um chá verde concentrado. Misture uma colher de sopa de mel e duas de aveia em meia xícara do chá. Aplique em todo o rosto, pescoço e colo e deixe por 15 minutos. Enxágue com água fria.

Esfoliante de fubá

Prepare uma xícara de chá de hortelã com dois saquinhos. Misture uma colher de sopa de mel e duas de fubá em meia xícara do chá. Espalhe no rosto massageando com as pontas dos dedos, por 5 minutos. Enxágue e aplique novamente a mistura, sem massagear. Espere secar (15 a 20 minutos) e enxágue novamente. Passe o restante do chá com um chumaço de algodão ou borrifador.

Ilustração
Corpo - Catarina Pignato

CORPO

Esfoliante de tapioca

Adicione uma colher de chá de tapioca a cada colher de sopa de hidratante corporal e aplique no corpo massageando bem. Enxágue com água morna. Na falta da tapioca, use açúcar mascavo.

Abóbora hidratante

Cozinhe 5 pedaços de abóbora com pouca água. Bata no liquidificador a abóbora com 4 colheres de mel diluído em meio copo de água quente e uma colher de sopa de azeite. Aplique no corpo e deixe secar (cerca de 15 minutos). Enxágue com água morna.

Energizante ou calmante

Prepare um chá concentrado de hibisco ou hortelã e aplique nas áreas esfoliadas. Para um efeito calmante, use chá de camomila ou capim-limão.

CABELO

Vinagre condicionador

Dilua uma parte de vinagre --preferencialmente de maçã, que é mais suave-- em cinco de água. Depois de lavar o cabelo, borrife a mistura e deixe secar naturalmente. Outra opção é misturar o vinagre com o xampu em partes iguais e aplicar na última lavagem, deixando agir por 10 minutos antes de enxaguar e aplicar o condicionador, que pode ser o óleo de coco.

Tônico fortalecedor

Coloque um galho de alecrim e 4 a 6 folhas de goiabeira em um copo de água e deixe apurar de um dia para o outro. Borrife diariamente no couro cabeludo, depois de lavar, e deixe secar

Fios hidratados

Bata no liquidificador um pote de iogurte natural, meio abacate e duas colheres de sopa de mel. Aplique nos fios e deixe por 10 minutos antes de lavar o cabelo. Pode ser usado em todas as lavagens.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.