Descrição de chapéu Coronavírus

Saída de Mandetta seria um desastre e um risco, diz Doria

Tucano afirmou que teme que orientação no governo federal passe a ser ideológica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (15) que seria um desastre a saída de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde.

A declaração foi feita em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

"Um desastre se tivermos a saída do ministro da saúde Mandetta e seus secretários. Se houver a saída do ministro e membros da sua equipe, entendo como um desastre e risco para saúde pública", disse o tucano, que disse falar com alguma frequência via WhatsApp com Mandetta.

Para Doria, no caso da saída, haverá o risco de orientação política e ideólogica no ministério.

O tucano também lamentou a saída do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, do órgão. Oliveira foi elogiado por seu posicionamento técnico.

Ainda durante a entrevista coletiva, Doria leu o nome de 83 empresas e famílias, que fizeram R$ 367 milhões em doações. O tucano também anunciou o início das entregas de 1 milhão de cestas básicas doadas —no primeiro lote, serão apenas 20 mil do total.

UTI

Questionado pela Folha, o secretário de Saúde José Henrique Germann afirmou que o sistema de UTI atual do estado deve se esgotar até julho.

"Se nós mantivermos esse grau de isolamento social, podemos inferir que provavelmente teremos uma lotação de UTI a partir do mês de maio. Isso após os novos leitos que a gente ainda tem para colocar seria para o final de julho. Temos duas reservas de leito, uma que deve ser esgotar até o final de maio e outra que deve se esgotar até o final de julho", disse Germann.

O infectologista David Uip, que chefia o contingenciamento contra o coronavírus em SP, afirmou que há um gargalo e que o pico de casos deve acontecer mais uma vez no mês que vem. "Nós vamos ter um pico na metade de maio para frente, o que resta saber é se vamos enfrentar uma montanha ou um iceberg", disse Uip. "Estamos conseguindo baixar a curva, só que óbvio que precisamos continuadamente do apoio da população."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.