Veja como agitar, de graça, a rotina de isolamento em casa

Jogos, cursos e exercício físico são boas opções para relaxar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Confira abaixo dicas para evitar o tédio na quarentena sem gastar dinheiro.

1. Solte seu lado Leonardo da Vinci

A Faber-Castell disponibilizou cursos de desenho que buscam estimular a criatividade para pessoas de todas as idades e em todos os níveis de aptidão. São cursos de técnicas de desenho, composição, aquarela, tipografia, caligrafia, expressão, narrativa visual, desenvolvimento de personagens e desenho realista.

2. Hum, hum, hum.....

O aplicativo Meditação Natura conduz a prática de forma simples, com foco na respiração e no relaxamento. Foi feito pela Natura em parceria com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e pela Associação Palas Athena. Disponível para iOS e Android.

Como aprender a meditar
A meditação pode ser uma ferramenta útil contra a ansiedade - Fabiana Martins/Folhapress

3. Toque

A quarentena tem feito casais conviverem no mesmo ambiente por 24 horas. O terapeuta sexual e tântrico Diego Zahori, sugere uma massagem sensitiva, que descubra zonas erógenas e torne outras partes mais erógenas.

Para a terapeuta sexual Alyne Meirelles, além das massagens, testar brinquedos eróticos, géis, ler contos e assistir filmes eróticos ajudam a apimentar a relação e quebrar o tédio.

Testar novas posições também é uma opção. O Sexprivé lançou vídeos curtos ensinando posições sexuais baseadas no Kama Sutra, que serão postados diariamente no Youtube e Instagram do canal.

4. The book is on the table

O aplicativo Fun English - Learn English conta com diversos jogos para auxiliar crianças no aprendizado do inglês. A versão gratuita tem duração de 1 mês.

Disponível para Android e iOS.

5. Mão na massa

O site Nhac GNT tem vídeos das receitas dos programas e a versão detalhada de cada uma com passo a passo escrito.O podcast Home Cooking, lançado na terça (17), é uma alternativa para praticar receitas simples, que podem ser feitas com o que se tem em casa durante a quarentena, disponível no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

6. Dó, ré, mi

Existem diversos aplicativos gratuitos que ensinam o básico de vários instrumentos, ajudam a afinar, oferecem vídeo-aulas e cifras de músicas, como o Cifra Club e o Yousician. Ambos disponíveis para Android e iOS.

Existe a possibilidade de fazer cursos online que ensinam leitura de partituras e treino auditivo, como o site teoria.com e os cursos de aulas introdutórias a instrumentos e teoria musical da escola de música Berklee, disponíveis no site Coursera, em português, inglês e espanhol.

7. Game on

A Steam, maior plataforma de games de PC do mundo, está com alguns jogos digitais grátis.

A plataforma Epic Game Store disponibiliza semanalmente dois jogos grátis.

Os sites gog e itch.io, especializados em jogos mais antigos e independentes, também estão com uma lista de games gratuitos para serem baixados.

Em todos eles, é preciso criar uma conta nas plataformas para conseguir obter os jogos.

8. Mexa-se

Muitos profissionais de educação física estão fazendo transmissões de treinos em seus perfis no Instagram.
O @causaad transmite treinos funcionais e aulas de dança aos domingos, quartas e sextas.
O @innerbalance_bp segue um método de reorganização do movimento e consciência corporal, com lives diárias, às 18h. O perfil @superioga faz lives da prática com vários instrutores.

A jornalista Angélica Banhara publicou uma aula de ioga especialmente para as pessoas em quarentena, a ideia é incluir adultos sedentários e ativos, idosos e até crianças.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.