Homem foi preso no Ceará por crime militar e não por criticar compra de respiradores

Diferentemente do que afirma vídeo, detenção de cabo não tem relação com a pandemia da Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

São enganosas as postagens nas redes sociais que alegam que um cidadão de Cascavel, no Ceará, foi preso por criticar o governador do estado, Camilo Santana (PT), sobre a compra de respiradores artificiais. O conteúdo é acompanhado de um vídeo mostrando a entrega de um mandado de prisão preventiva, sem indicar os envolvidos ou a localidade. Na legenda, aparece uma inscrição irônica: “Governo democrático é outra coisa”.

As publicações, verificadas pelo Comprova, enganam ao sugerir que o caso tem relação com a pandemia da Covid-19 e que teria ocorrido com um civil, quando, na verdade, mostram o anúncio de prisão preventiva do policial militar Paulo José Monteiro da Cunha, conhecido como cabo Monteiro. Ele responde a uma denúncia de crime militar na Justiça do Ceará, com base nos artigos 160 e 166 do Código Penal Militar —que tipificam como crime o desrespeito a superior diante de outro militar e críticas públicas a atos de superiores ou a qualquer resolução do governo.

A gravação não foi feita em Cascavel, mas em Fortaleza, onde mora Monteiro, no dia 17 de junho. Não foi possível identificar a autoria ou a publicação original, mas fica claro que as imagens foram filmadas de dentro da casa. Além disso, a denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual do Ceará faz referência a sete vídeos gravados e publicados pelo cabo entre março e abril deste ano, e nenhum deles aborda a compra de respiradores.

Covas no cemitério Bom Jardim, em Fortaleza, em foto do dia 7 de maio - Jarbas Oliveira/AFP

A decisão que decretou a prisão preventiva foi expedida em 12 de junho. De acordo com o documento, existem “indícios de materialidade e provas da autoria de crimes militares” pelo Cabo Monteiro. Para a Justiça, a alegação de liberdade de expressão não caberia no caso porque “o representado transborda em sua conduta, indo além da garantia constitucional, para, sob seu manto, proferir ofensas e tecer comentários pejorativos, que se revelam, em análise superficial exigida no presente momento, perfeitamente adequadas a tipos penais”.

A Justiça decidiu que o cabo deveria ficar em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico e não poderia postar conteúdos sobre temas e pessoas ligados ao meio militar e da área de segurança pública em redes sociais e aplicativos de mensagem. Em caso de descumprimento, o PM poderá ser encaminhado para um presídio.

Procurado pelo Comprova, o advogado de defesa de Monteiro, Carlos Bezerra Neto, afirmou que a prisão é “abusiva” e que já entrou com pedido de revogação na Justiça Militar. Para o advogado, não existem elementos suficientes que justifiquem a medida.

O Comprova investigou a postagem pois analisa conteúdos duvidosos sobre o novo coronavírus que obtêm grande alcance nas redes sociais. A versão do boato sobre o “cidadão de Cascavel” teve mais de 585 mil visualizações em uma semana, de acordo com plataforma de fact-checking do Facebook. A equipe do projeto também decidiu verificar o conteúdo por se tratar de um tema de grande relevância, que é o direito à liberdade de expressão. A acusação de que uma autoridade pública está promovendo censura entre os cidadãos durante a pandemia é grave.

Por fim, o boato se insere em um cenário de disputa política no Brasil que costuma traçar os caminhos da desinformação nas redes sociais. Depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou governadores e prefeitos por não concordar com as medidas de isolamento social, conteúdos falsos atacando lideranças regionais se multiplicaram nas plataformas.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro com o propósito de mudar o seu significado; que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

A investigação desse conteúdo foi feita por Estadão, O Popular e Diário do Nordeste e publicada na terça-feira (23) pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 28 veículos na checagem de conteúdos sobre coronavírus. Foi verificada por Folha, UOL, Piauí, Jornal do Commercio e SBT.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.