Descrição de chapéu Colunista em casa

Mara Gama indica livro sobre Amazônia e mostra de cinema ambiental

Colunistas sugerem atividades para o período de isolamento social

Diariamente, durante a crise do coronavírus, um colunista ou um blogueiro da Folha indica sugestões para o período de quarentena, como livros, filmes, séries, entre outras opções.

Confira as sugestões da jornalista Mara Gama.

Acompanhe todas as dicas dos colunistas aqui.

Para ler

Amazônia – Por uma economia do conhecimento da natureza
Ed. Elefante, 2019. R$ 30 (112 págs.)

Capa do livro "Amazônia", de Ricardo Abramovay
Capa do livro "Amazônia", de Ricardo Abramovay - Reprodução

Conciso e contundente, o estudo de Ricardo Abramovay mostra que o crescimento econômico da Amazônia não depende do desmatamento, que já há espaço suficiente para a expansão da agropecuária e grande parte da região desmatada é subutilizada.

Aponta também que interromper o desmatamento seria barato e fundamental para diminuir as emissões de gases do efeito estufa e manter a floresta em pé —com todos os seus serviços ecológicos, entre eles o regime de chuvas que irriga a agricultura do país.

Para isso, é necessário reconhecer os conhecimentos e a cultura das populações tradicionais, dotar a região de centros de pesquisa e fortalecer as estruturas universitárias na Amazônia.

Para ver

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

"Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra" (2019), exibido na Mostra Ecofalante de Cinema
"Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra" (2019), exibido na Mostra Ecofalante de Cinema - Divulgação

Até 14 de junho, estão disponíveis na plataforma Videocamp os filmes “Ruivaldo”, “Ebola” e “Golpe Corporativo”, da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

No canal do YouTube do festival dá para assistir aos debates sobre os filmes realizados na semana do meio ambiente. Entre eles, destaco: “System Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia", com Ladislau Dowbor, e “Mudanças Climáticas: desertificação, conflitos, migrações e outros impactos imediatos", com Fernando Meirelles, Paulo Artaxo e Daniela Chiaretti.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.