Número de mortes por Covid-19 em SP ultrapassa 10 mil

Estado tem 162.520 infectados pelo novo coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No dia considerado histórico para a ciência, nas palavras do governador João Doria (PSDB), que anunciou a produção da vacina contra o novo coronavírus pelo Instituto Buntantan, o número de mortes por Covid-19 no estado de São Paulo chegou a 10.145, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde.

Em 24 horas, o número de óbitos aumentou 2,8% O estado soma 162.520 infectados —crescimento de 3,8% em relação ao dia anterior.

João Gabbardo, coordenador executivo do Centro do Contingência do Coronavírus, explica que a produção da vacina não alterará o Plano São Paulo, criado para nortear as ações de afrouxamento da quarentena no estado.

Nesta quarta-feira (10), as taxas de isolamento social ficaram em 48% na capital paulista e 46% no estado.

"Todos os inquéritos sorológicos feitos no país apontam que cerca de 4%, 5% da população já teve contato com o vírus e possui imunidade contra a doença. Mais de 80% da população ainda é suscetível ao vírus", afirma Gabbardo.

A taxa de ocupação de leitos de UTI reservados para Covid-19 nesta quinta alcançou 69,4% no estado e 67% na Grande São Paulo —5.211 pacientes com confirmação ou suspeita da doença estão internados em UTIs e 8.085 em enfermarias.

No Instituto Emílio Ribas, atualmente 100% destinado ao tratamento da Covid-19, o número de leitos de UTI quintuplicou. A cada cinco pacientes internados, quatro deixam a UTI e são transferidos para a enfermaria.

Até esta quinta-feira, 30.383 pessoas atendidas nos hospitais estaduais receberam alta.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Carlos Carvalho, as universidades públicas federais e estaduais estão realizando mais de uma centena de pesquisas, com o intuito de entender o comportamento do vírus, discutir possibilidade de tratamento e medicamentos.

O governador João Doria solicitou ao governo federal mais 60 respiradores, que serão destinados ao interior paulista.

Além dos recursos financeiros já destinados, o Ministério da Saúde já distribuiu 600 respiradores, habilitou 2.500 leitos de UTI e alugou 80 leitos também de terapia intensiva no Hospital das Clínicas de São Paulo. Outros 1441 leitos de UTI ainda serão habilitados no estado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.