Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil registra 885 mortos por Covid-19, mostra consórcio da imprensa

País registrou 26.549 novas infecções e 78.817 mortes neste sábado (18), mostra consórcio da imprensa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste sábado (18), o Brasil registrou 885 mortes de pessoas em decorrência da Covid-19. O país acumula 78.817 óbitos e mais de 2 milhões de infectados durante a pandemia desde março; destes, 26.549 foram documentados desde as 20h de sexta (17).

As informações são de 24 estados: Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia não informaram novos registros referentes ao novo coronavírus neste sábado.

Os dados com o total de infectados e vítimas foram compilados pelo consórcio entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1, em balanço divulgado diariamente às 20h. O levantamento é feito com a coleta de dados das secretarias de Saúde dos estados.

Além dos dados diários do consórcio, a Folha passou a mostrar a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

Na última semana, o Brasil registrou a média móvel de mortos com o novo coronavírus de 1.046/.

A iniciativa do consórcio de veículos de compilar e divulgar os dados sobre a Covid-19 é uma resposta a atitudes do governo Jair Bolsonaro, que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins, retirou informações do ar, deixou de divulgar totais de casos e mortes e divulgou informações conflitantes.

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados neste sábado (18), o Brasil registrou mais 28.532 casos e 921 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.

De acordo com a pasta, o estado do Mato Grosso verificou que os dados divulgados na sexta (17) continham algumas duplicidades, que foram corrigidos no boletim divulgado hoje. Já o estado do Rio de Janeiro relatou dificuldades para realizar a exportação de dados e decidiu repetir o mesmo dado de ontem. O Ministério da Saúde está auxiliando o estado na resolução do problema, e os dados devem ser atualizados no boletim de domingo.

O total já chega a 78.772 óbitos e 2.074.860 casos de infecção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Os dados mostram também que no total há 1.342.362 pessoas curadas da nova doença.

Segundo em número de vítimas na pandemia, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos na contagem de óbitos —o país registra 139.748 mortes até este sábado. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Até este sábado, a instituição contabilizava mais de 14 milhões de casos do novo coronavírus e 598.098 mortes em todo o mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.