Humorista encarna Fernanda Montenegro para comentar noticiário político

Thiago Chagas imita e dubla a atriz em perfil em rede social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fernanda Montenegro, 90, a grande diva do teatro, celebrando no Instagram a prisão de Fabrício Queiroz, chamando para o "dia de maldade" e ainda dizendo que agora é hora de "cortar o mindinho" em comemoração parece até uma grande piada --e é.

Mas é piada das boas, contada por um sujeito que vem ganhando visibilidade nas redes.

O nome dele é Thiago Chagas, 37, humorista carioca da Taquara, Jacarepaguá, que publica em seu perfil pessoal e no @DonaFernandona as imitações e dublagens que faz da única atriz brasileira já indicada ao Oscar. De peruca branca, maquiagem e óculos, ele encarna Montenegro e acumula seguidores.

A semelhança impressiona. Não tanto literal na aparência, obviamente, é um homem travestido de senhora, mas os trejeitos físicos e vocais pescados pelo ator para a paródia conseguem inserir perfeitamente a atriz nas inúmeras situações cômicas criadas por ele.

O humorista Thiago Chagas, que faz imitações e dublagens da a atriz Fernanda Montenegro
O humorista Thiago Chagas, que faz imitações e dublagens da a atriz Fernanda Montenegro - Leandro Ramos

"Percebi que ela tem um método muito autêntico de repetir algumas palavras do texto. Tem sempre esse 'meu Deus', que às vezes é um subtexto que ela nem chega a falar. O 'compreende?' também é uma marca. Ela não tem uma fala coloquial como 'entendeu?' ou 'sabe?'. É sempre o 'compreende?', diz Chagas.

Segundo ele, ator há mais de 20 anos, uma das características da comédia é a quebra de expectativa. Por isso, deu outro bordão a Dona Fernandona. "Ela sempre opina sobre o que ou quem é 'ordinário' ou 'extraordinário'. As pessoas adoram vê-la falando essas coisas".

Quando adolescente, em trabalhos com o ator Bemvindo Sequeira, Chagas aprendeu que, na época de Procópio Ferreira e Cacilda Becker, era comum que os atores entrassem em cena e dessem um agudo e um grave, "para conquistar a plateia".

"A partir daqueles dois registros, eles fisgavam o público. Aquilo ficou na minha cabeça. Sempre observei muito a Fernanda, uma referência pra mim como artista e pessoa. Percebi que ela tinha essa marca de uns registros agudos e outros graves. Daí foi inevitável, descobri a Fernandona em mim, e a imitação surgiu."

O humorista Thiago Chagas
O humorista Thiago Chagas - Leandro Ramos

A princípio, a paródia dava as caras esporadicamente em apresentações teatrais de Chagas, como um "caco".

Ele conta que ainda havia um certo pudor ao mexer com aquela que considera um patrimônio da cultura nacional. "Como rir do sagrado? Minha admiração e respeito me atrapalhavam para arriscar mais", lembra.

Em 2019, veio o convite para encarnar Fernandona durante a Festa Literária das Periferias (Flup), no Rio. A ideia era homenagear Montenegro em seu aniversário de 90 anos. Chagas subiu ao palco, leu um poema, imitou a atriz e desceu aplaudido. De lá para o Instagram, foi um pulo.

Somando os números do perfil do ator e do Dona Fernandona, a personagem tem mais de 20 mil seguidores. E a tendência é que o número cresça.

Atores como Luiz Fernando Guimarães e Luis Lobianco vêm curtindo e recomendando o trabalho do colega. Guimarães, aliás, encaminhou os vídeos para Fernanda Montenegro. "Ela adorou e me mandou um beijão. Morri! Zerei o game, né?", comemora.

Entre os assuntos que Dona Fernandona comenta, os preferidos são os do noticiário político. Ela também é boa com dicas sobre a quarentena e o isolamento social. "O Brasil virou um país da piada pronta. Tem que alfinetar".

Para ele, o humor tem papel de oposição e crítica, e serve como consolo à realidade. "A comédia pode atravessar as pessoas de uma maneira que o drama ou tragédia não atravessariam. Se pudermos rir das nossas mazelas e de nós mesmos estaremos salvos. Já recebi uma mensagem de uma seguidora dizendo que é de direita, mas que me ama. Isso é lindo".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.