Descrição de chapéu Coronavírus

OMS diz que pandemia de Covid-19 é uma grande onda e não é sazonal

Porta-voz citou o grande número de casos de coronavírus no auge do verão americano como exemplo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Genebra | Reuters

Uma porta-voz da OMS (Organização Mundial da Saúde) descreveu a pandemia de Covid-19 como "uma grande onda" e alertou nesta terça-feira (28) contra a complacência em relação à transmissão do novo coronavírus durante o verão no hemisfério Norte, já que a infecção não tem a tendência do vírus da Influenza de seguir tendências sazonais.

As autoridades da OMS têm tido dificuldade de chamar de "ondas" o ressurgimento de casos da Covid-19 em locais como Hong Kong, já que o termo sugere que o vírus está se comportando de maneira fora do controle humano, quando na verdade há ações para desacelerar o contágio.

Em uma reunião virtual nesta terça (28), Margaret Harris, da OMS, disse: "Nós estamos na primeira onda, e vai ser uma grande onda. Ela vai subir e descer. A melhor coisa a se fazer é achatá-la e transformá-la numa marolinha aos seus pés."

Harris ressaltou o alto número de casos no verão dos EUA e pediu que autoridades de vigilância apliquem medidas contra aglomerações. "O verão [também] é um problema. O vírus conta de todos os tipos de clima", disse. “As pessoas ainda estão pensando sobre estações do ano. O que todos precisamos ter na cabeça é que esse é um novo vírus, e ele está se comportando de forma diferente."

Ela também demonstrou preocupação com os casos de Covid-19 simultâneos aos casos típicos de Influenza no inverno no hemisfério Sul e disse que a OMS estava monitorando a situação de perto.

Até agora, ela disse, amostras de laboratório não estão mostrando um grande números de casos de gripe, o que sugere um início tardio da estação.

"Se você tem um aumento de novas doenças respiratórias quando já há uma sobrecarga de outras doenças respiratórias, isso coloca ainda mais pressão nos sistemas de saúde", disse. Ela também encorajou as pessoas a se vacinarem contra a gripe.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.