Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil registra 495 mortes por Covid-19 em 24 horas, mostra consórcio de imprensa

Ao todo, país tem 114.772 óbitos e mais de 3,6 milhões de infectados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 495 novas mortes pela Covid-19 e 23.028 casos da doença no domingo (23). Com isso, o país chegou a 114.772 óbitos e 3.605.726 infecções desde o início da pandemia, em março.

Além dos dados diários do consórcio, a Folha também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias e dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 985, o que mantém uma posição de estabilidade nos dados, embora com números elevados.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais. O balanço é fechado diariamente às 20h.

Apresentam aumento da média móvel de mortes os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins. Na situação oposta, Rio Grande do Norte e Sergipe estão com a variação das mortes desacelerada.

Nesta segunda (24), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa do evento “Encontro Brasil vencendo a Covid-19” no Palácio do Planalto. A cerimônia acontece a despeito do alto patamar de mortes que o Brasil ainda registra mais de cinco meses depois do início da pandemia.

Balanço divulgado neste domingo (23) pelo Ministério da Saúde aponta 23.421 novos casos de Covid-19 confirmados nas últimas 24h. Também foram registradas 494 novas mortes no mesmo período.

O número fica abaixo do registrado na última semana, quando a média de novas mortes confirmadas, por exemplo, ficou acima de mil. A pasta costuma dizer que uma queda é esperada aos domingos e segundas-feiras, devido ao menor número de equipes em laboratórios nos finais de semana.

Com os novos dados, a soma no balanço federal já chega a 3.605.783 casos da doença, com 114.744 mortes.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

CASOS NO MUNDO

Em todo o mundo, o número de mortes pelo novo coronavírus ultrapassou 800 mil, segundo relatório divulgado pela Universidade Johns Hopkins (EUA) no domingo. O total de casos passou de 23 milhões.

Mais da metade dos óbitos mundiais registrados no levantamento ocorreram em quatro países: Estados Unidos (176.659), Brasil (114.250), México (60.254) e Índia (56.706).

Em números absolutos de casos, EUA e Brasil também seguem na liderança, com mais de 5,6 milhões e 3,5 milhões, respectivamente. Índia (3 milhões), Rússia (954 mil) e África do Sul (609 mil) completam a lista dos cinco países com mais casos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.