Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeito de Sumaré e seus familiares estão com Covid-19

Pai, mãe e filha de Luiz Dalben, 30, têm diagnóstico positivo; irmã e mulher apresentam sintomas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

O prefeito de Sumaré (SP), Luiz Dalben (Cidadania), e ao menos três de seus familiares estão com Covid-19.

O pai do prefeito, o deputado estadual Dirceu Dalben (PL), a mãe, Jussimara Dalben, e a filha de 1 ano também foram diagnosticados com o novo coronavírus.

Katherine Dalben, irmã do prefeito, e a mulher dele, Mara Dalben, que está grávida, estão com sintomas da doença mas não apresentaram resultados dos exames.

"Estou sentindo o tamanho do peso que é esse vírus", disse Dalben, 30, que não tem comorbidades nem pertence aos grupos considerados de risco. "Agora imagina quem possui alguma comorbidade, que traz uma dificuldade muito maior para o tratamento."

“Continuem em casa, se cuidando, tomando todas as medidas necessárias", afirmou.

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (à dir.), e seu pai, o deputado estadual Dirceu Dalben, ambos com coronavírus
O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (à dir.), e seu pai, o deputado estadual Dirceu Dalben, ambos com coronavírus - Prefeitura de Sumaré

Em declarações à imprensa local, Katherine Dalben afirmou que ela e a mãe foram as primeiras a manifestar sintomas. “Olhos coçavam, achamos que era um quadro alérgico”, afirmou.

Em seguinda, elas perderam o paladar e passaram a ficar em isolamento.

Segundo a prefeitura, Luiz Dalben começou a ter sintomas do novo coronavírus no dia 29 de julho, iniciando tratamento e isolamento domiciliar no dia seguinte. O prefeito apresenta dor no peito e nas costas, fadiga, perda do paladar e do olfato, além de cansaço físico.

Prefeito, esposa e filha retornaram ao médico na segunda-feira e passaram por novos exames.

“Estamos apresentando boa recuperação. Estamos seguindo rigorosamente o tratamento indicado pela equipe médica da Rede Municipal de Saúde de Sumaré, que tem nos acompanhado desde os primeiros dias dos sintomas”, disse o prefeito.​

O número de casos confirmados de coronavírus quadruplicou em Sumaré no último mês, subindo de 899 para 2702. Já o número de mortes cresceu de 49 para 128, uma alta de 161%. A cidade faz parte do Departamento Regional de Saúde de Campinas, que está classificada na fase laranja do Plano SP para a pandemia de coronavírus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.